A ARTE DE ELIS REGINA

Existem vários casos de cantores que também se destacaram ou se destacam na nobre arte de compor. É o caso de Roberto e Erasmo, Belchior, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Raul Seixas (um de meus preferidos), Renato Russo e Tim Maia. Este último, dizem, era insuportável como pessoa, no entanto nos legou a lindeza que é a música Azul da Cor do Mar. É o caso típico onde a arte supera o criador.

Não dá pra deixar de citar Chico Buarque que, além de renomado cantor e compositor, é escritor várias vezes premiado. Eu particularmente prefiro o Chico Buarque compositor, mas isso é uma opinião particular, que não desmerece as incursões de Chico no gênero romance.

Tony Bellotto, da banda Titãs, também é destaque nas letras tupiniquins, principalmente escrevendo romances policiais.

Mas alguns artistas até onde se sabe, não comporam nada, o que não os impediu de interpretar magnificamente outros autores.

É o caso da gaúcha Elis Regina, a Pimentinha. Até onde sei nas minhas pesquisas aleatórias, Elis não era compositora, mas emprestou sua voz magistral para cantar autores como Belchior (Como nossos pais), João Bosco (O bêbado e a equilibrista), Chico Buarque (Atrás da porta) e Renato Teixeira (Romaria), entre tantos outros. É impossível assistir a interpretação de Elis para a música citada de Chico Buarque sem se emocionar. Só espera-se que os politicamente chatos não censurem tal música, exemplo típico de uma mulher que se humilha ao extremo para que seu parceiro não vá embora. É admirável a capacidade de Chico em escrever como se fosse mulher e ainda mais admirável a interpretação emocionada e emocionante de Elis.

Só fui conhecer as músicas de Elis depois de adulto, visto que ela morreu quando eu era criança. Mas que voz e que interpretação! Elis incorporava a letra em gestos e manifestações físicas e graças ao You Tube, hoje podemos vislumbrar suas interpretações viscerais e inesquecíveis.

Elis faleceu de forma trágica em janeiro de 1982, no auge da carreira, vítima de overdose. Mas deixou um legado maravilhoso de interpretações de cantores e compositores consagrados. Ela se destacou principalmente na Bossa Nova.

Há também um interessante filme sobre a vida e as controvérsias da cantora. É o filme Elis, que destaca a interpretação da atriz Andreia Horta no papel da cantora brasileira. O filme está disponível na Net Flix e vale a pena ser assistido.

Elis Regina sempre deveria ser ouvida, pois foi inigualável na arte de cantar e encantar.