A festa de São Pedro

“Vê o mastro e a fitas coloridas tremulando.... !!!!!!!”

Uma noite fria poderá é inverno uma das quatro estações do ano, que se inicia no final do outono e termina com o início da primavera.

Hoje, 29 de junho, é celebrado o dia de São Pedro, o primeiro papa da Igreja Católica. Pedro foi apóstolo de Jesus Cristo e exerceu papel importante na história do Messias sobre a Terra, tendo sido citado em diferentes passagens da Bíblia.

"Os pesquisadores especializados em festividades e rituais costumam apontar as origens das festas juninas nos rituais dos antigos povos germânicos e romanos. Os povos que habitavam as regiões campestres, na antiguidade ocidental, prestavam homenagens a diversos deuses aos quais eram atribuídas as funções de garantir boas plantações, boas colheitas, fertilidade etc. Geralmente, tais ritos (que possuíam caráter de festividade) eram executados durante a passagem do inverno para o verão, que, no centro-sul da Europa, acontece no mês de junho."

Porém o mastro imaginário erguido e o vento cortante daquela noite parceira congelar até alma, o negocio era ficar envolta da fogueira que ficava disputado todos espaços, volta meia passava duas donzelas oferecendo pão fatiado, pipoca, leite com chocolate, e dizendo: Logo vem a pamonha e curau..........

Nesse espírito a devoção do santo por uns instantes sedia o lugar a guloseimas junina, a oito baixo convidava a chegarmos perto do terreirão coberto por lona, eram formados os pares que foram ensaiados para mostrar o desfile da quadrilha.....

Terminado a dança da quadrilha, o arrasta pé levantava pó no terreiro madrugada adentro, com o passar das horas já ia sentindo saudade . Corações apertados, promessas que não foram cumpridas, outras na esperança de vingarem, o baile estava terminando......e todos pareciam querer mais!!!!!!!!!!!!

Jova
Enviado por Jova em 29/06/2023
Reeditado em 29/06/2023
Código do texto: T7825314
Classificação de conteúdo: seguro