Sentir de mais

Sou assim, sei sentir de mais.

Isso não é bom, as vezes e muita vezes é pesado.

Eu sinto alegria das coisas leves e acho graça na simplicidade. Isso é leve.

Se alguém me conta uma notícia boa, eu sinto dentro de mim uma alegria compartilhada, muitas vezes até agradeço a Deus pela graça que aquela pessoa recebeu. E isso também é leve.

Mas afinal, o quê é pesado?

Pesado é "sentir" a dor dos outros.

Quando algum amigo vem desabafar algo ruim, eu absorvo aquele problema, e aquilo fica comigo, e eu fico me sentindo muito mal.

É como se quisesse fazer algo, mas não tivesse muito a ser feito.

É um peso que fica.

Também sinto esse peso em determinadas situações ou locais. Mas é diferente de quando um amigo vem desabafar algum problema. O peso das situações muitas vezes está ligado à pessoas com as quais preciso encontrar, mas que vivem a vida com propósitos bem diferentes dos meus. Hoje em dia eu consigo reconhecer esses ambientes e sempre que preciso ir, faço uma oração antes e depois de estar nestes lugares.

Hoje particularmente, me sinto triste, minha cunhada e sua irmã perderam um ente querido da família. E apesar de não ter conhecido, me sinto particularmente triste por elas.

Gostaria de não ser assim, não absover tanto as dores dos outros.

Me sinto triste, por um pai de família, amigo meu que está desempregado. Eu não sou uma pessoa cheia de contatos, capaz de lhe arrumar emprego.

Muitas vezes eu não sei o quê fazer diante das situações, eu me vejo como um parafuso preso ao eixo e folgado, girando.

E, digo para mim mesma, manter o foco, manter-me o eixo e me equilibrar. Se concentrar mais em mim e não absorver tanto.

flor de inverno
Enviado por flor de inverno em 25/06/2023
Reeditado em 25/06/2023
Código do texto: T7822308
Classificação de conteúdo: seguro