SÃO JOÃO NO NORDESTE
Hoje é o Dia de São João. Mas a festa começa efetivamente na véspera, dia vinte e três.
A partir das dezoito horas começam a ser acesas as fogueiras montadas nas portas das casas ou em terrenos próximos. As cadeiras estrategicamente colocadas em derredor das fogueiras para apreciar o crepitar das chamas e o estalar das madeira, na maioria das vezes galhos e troncos secos que lentamente vão queimando e iluminando a noite.
O nordeste se engalana com as cores de bandeirolas esticadas por cordas em toda a extensão das ruas.
Balões coloridos enfeitam o céu ofuscando o brilho das estrelas deslizando ao sabor do vento.
As crianças estilizadas de roupas de matutos e chapéus de palha divertem-se enquanto soltam fogos na noite de São João.
Os adultos conversam animadamente enquanto degustam as iguarias tais como canjica, mugunzá, pamonha, bolo de milho e de macaxeira, milho cozido ou assado e batata doce nas brasas das fogueiras.
Os deliciosos licores de frutas dos quais os mais populares são os de genipapo e maracujá aquecem a noite com temperatura amena.
A música ecoa por todo lado. Forró jenuino de pé de serra. Não essas músicas que dizem ser sertanejas mas que de sertão só tem o nome.
Luiz Gonzaga comanda o desfile de músicas que nunca são esquecidas.
Os adolescentes e adultos improvisam uma dança de quadrilha dançando em volta das fogueiras ao ritmo das músicas.
O sereno cai mas ninguém se importa e se divertem noite adentro. É dia de festa. É São João no nordeste.
Respeitem e preservem nossa tradição.