A erosão de nossa democracia

Grande parte da população brasileira não está preocupada ou não tem noção que nossa frágil democracia começou a ser erodida quando o então ministro mais marxista do STF, Ricardo Lewandowski, contrariando nossa Constituição e concedendo a si mesmo tal poder, manteve os direitos políticos de Dilma Roussef após seu impedimento.

Hoje, depois de inúmeros atos ilegais de outros ministros do STF, particularmente de um deles que num ato de extrema condescendência para consigo mesmo, se concedeu o título de “imperador das galáxias”, essa mesma parcela da população continua acreditando que nossa democracia está em pleno vigor.

Tentando não pensar que essas pessoas vivem numa dimensão paralela, me pergunto qual o fator real que as mantêm nesse estado de torpor.

A única explicação que encontrei para tal delírio é que os referidos atos ilegais partiram e partem “dos doutores da lei”, então “se estes o fizeram está bem feito”.

Entre muitas falhas culturais que temos, uma delas é essa visão torta de achar que os diplomas justificam absurdos. É por isso que os ministros do STF acompanham suas decisões “sem pé nem cabeça” com longos lero leros que só “enchem linguiça”, mas que lhes dão a aparência de “suma sapiência”.

Em resumo, tal qual aconteceu na Venezuela, nossa Democracia não só está sendo erodida como estamos numa ditadura já consolidada, com aval da população por indiferença aos acontecimentos ou concordância por prestar mais atenção nos administradores da Lei do que nos fundamentos dela.

Argonio de Alexandria
Enviado por Argonio de Alexandria em 23/06/2023
Código do texto: T7820271
Classificação de conteúdo: seguro