30K... SONHO QUE SE REALIZA !

30K... SONHO QUE SE REALIZA !

"Os sonhos são conquistados a cada 

dia por nossos pensamentos, ações 

e palavras". - NATOAZEVEDO 

Escrevi isso ao terminar meu livro de estréia na seara dos CONTOS, o "...QUASE NADA", por volta de 2000 e pouco... de lá para cá passam de 200 os contos e de 1.500 -- 1.5K, no jargão moderno -- os textos todos, bem ou mal escritos e chegarei aos 30K, trinta mil leituras, já perto do Ano Novo se o Mundo ainda existir, apesar das predições de Nostradamus. 

TRINTA MIL LEITURAS... mais de 20.000 leitores nesse paraíso para o escritor em que se tornou o RECANTO DAS LETRAS. As 2 quantidades são "gotas" num oceano, o Portal literário acumula dados impressionantes: tem Rádio e editora próprias, quase 8 MILHÕES de postagens e há pessoas com 160 ou 200 MIL leituras. Pois estou bem satisfeito com minhas 30K, jamais almejei algo assim. E são leitores críticos, nada de "polegar azul" ou "carinha amarela". Comentam, corrigem até -- já recebi protestos pela generalização de alguns conceitos -- e há leitor que "se faz poeta" para aplaudir Cordel meu que o agradou muito. 

Escrevo na madrugada, motivado por um sonho, mais 1, nenhuma novidade nisso... estamos em grupo numa casa velha, vários senhores de aspecto antigo e que não reconheço, mais jovem autor de Belém, este vivo, além de mim, supondo que os demais já estejam "em outro Plano". O jovem incita a que cada um leia seus trabalhos, contudo ninguém se manifesta. Esse é o problema maior: quem escreve não tem coragem de mostrar "seus rabiscos" por aí ! Ficam eternamente guardados numa gaveta, diria eu, ocultos, escondidos. Felizmente o Mundo virtual "inverteu" ou reverteu tal situação e temos hoje, só no RECANTO, perto de 1 MILHÃO de autores (alguns músicos entre eles), a exibir seus sentimentos e criatividade, na esperança de serem lidos. 

Ao longo desse tempo de mais de 10, 12 ANOS atuando como Autor no Recanto das Letras descobri que o processo de "atrair" leitores começa no título de meu/(seu) escrito: um nome curioso, chamativo, diferente, já nos é garantia de que 2 ou 3 "pedestres cibernéticos" passeando pela supervia virtual sejam atraídos por nossa "vitrine literária", digo, por nosso texto. Piadas terão sempre leitores, Poesia também, difícil é convencer o "desavisado" a ler nossos contos e crônicas. 

O tamanho importa, as Gerações atuais são "de comunicação visual", desenhos, imagens ! Textos longos lhes dão urticária, alergia... sei que meus leitores habituais (vejo pelas fotos) estão ACIMA dos 40 anos, ainda assim REDUZI tudo o que escrevo A 2 PÁGINAS somente, me imponho inserir em duas míseras páginas os conceitos, argumentos e enredo de absolutamente tudo o que produzo ou, então, o "divido" em 2 Partes. Isso alerta ao leitor que se trata de "texto longo" (que horror !) e só os jovens mais curiosos (?!) se aventurarão nele. 

Ainda assim, nem sempre funciona: minha longa "peça" "UM BURACO NO QUINTAL" teve 8 leituras na Parte 1 e ZERO na conclusão do enredo, ou seja, ficaram todos sem saber O FINAL do drama, baseado em fato sucedido em Belém, nos anos 60. 

Porém, "criatividade" demais no título também "atrapalha"... resolvi "inventar" e me dei mal: na crônica sobre o divertido professor de "Programação de Computadores IBM/360" (isto em 1969, acredite quem quiser !) decidi homenagear o gajo negro e "rrei" na dose. O título "Júlio... Agosto, Setembro" foi entendido como falha grosseira de um escritor "analfabeto" e o Julho, digo, o JÚLIO ficou sem 1 só leitor, coitado, um magnífico professor. Deu azar duas vezes: aqueles "monstrengos" do tamanho de um armário sumiriam em 10 ANOS e os tais programas (RPG, Assembler e COBOL) junto com eles. Já vinha tudo pronto dentro dos MAC e do Windows/MICROSOFT.

FIM DA LINHA pro meu texto, quase 2 páginas "de coisa nenhuma"... só me resta AGRADECER a você que me leu nestes "rabiscos" e em outros mais e lamentar quem não se motivou pelo título que usei para atraí-lo. Já pode voltar pra sua novela, querida e você -- "macho heteroTOP" -- para essa chatice pavorosa a que chama de futebol. FUTEBOL o Brasil teve lá por 1970... mas você nem tinha nascido, nobre colega. AZAR O SEU !    

"NATO" AZEVEDO (em 18/junho 2023, 4hs)

OBS: o artigo vale como HOMENAGEM ao Recanto das Letras... THANKS FOREVER !