COISA DE LOUCO, UAI!

junho 19, 2023

Não deve ser incomum alguém conversar consigo mesmo. Às vezes pode até parecer algo preocupante. E nesses tempos atuais vê-se isso acontecer pelas ruas em que caminhamos. E com muita frequência. Cruzamos com alguém que fala consigo. Inclusive gesticulando. Óbvio que pode assustar ao outro que o vê. Mas não devemos levar isso tão a sério.

Algo que se pode atentar - mas isso não é para muitos - é que, quase sempre, quando alguém cria alguma situação, seja ela qual for sua natureza, costuma agregar suas próprias peculiaridades. Até mesmo seus traumas, complexos e recalques. Naturalmente que isso altera a legitimidade da coisa pensada ou exercida. Ou não?

E será que existe pessoa que consiga sair ileso disso? Realizar suas propostas sem a agregação daquelas propriedades? Ah! se pudéssemos consultar Freud! Ao vivo e à cores. Mas sabemos da impossibilidade disso pela ausência física e viva dele. Já está em outro mundo.

A Psiquiatria trabalha com o cérebro humano. Em grande parte com os mais prejudicados, já quase em fim de existência. E a Psicologia pode buscar alcançar a explicação para o desvio das pessoas para uma vertente qualquer. Ou seria uma tangência? Conseguindo-se explicar isso com objetividade - e determinação. Quiçá teríamos a solução da maioria dos problemas que nos afligem.

É interessante o seguinte. Alguém criando uma certa situação, ou circunstância, logo a seguir se terá uma outra pessoa buscando emendar essa, daí gerando uma terceira ideia. E isso vai se dando sucessiva e simultaneamente com os seguintes. É um processo que não para nunca. E é onde se inicia toda a complexidade existencial ao qual estamos ligados.

É fácil constatar que o humano complica muito mais do que resolve. Isso torna as coisas mais difíceis. As soluções demoram a acontecer, bem como mais se acentuarão as dificuldades nessas mesmas soluções/resoluções de quaisquer ocorrências.

Ah! é bom parar por aqui. Ainda bem que este autor, quando passa por perto de algum manicômio, o faz pelo lado oposto da calçada, bem como em passos largos e velozes. Vai que...

Terceiro Milenio
Enviado por Terceiro Milenio em 19/06/2023
Código do texto: T7817192
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.