Os Verdadeiros Analfabetos
ACHO que a maioria das pessoas conhece o texto de Bertolt Brecht sobre o analfabeto político. Aquele sujeito que bate no peito dizendo que odeia a política, que confunde ciência social com fisiologismo, que silencia, se acomoda e é mero espectador dos acontecimentos políticos e sociais e nunca um participante ativo.
Como um acomodado e covarde pode censurar os políticos? Não pode porque são analfabetos políticos, alguns são tão hipócritas e cínicos que por debaixo dos panos tiram proveito das mutretas dos maus políticos. Comem do prato que cuspiram e cospem no prato que comeram.
Não adianta diploma, títulos, cursos e o escambau de conhecimentos não se luta em favor das causas sociais, da democracia e da justiça social.
Concordo que a vida não se resume à luta social e política mas todos devemos fazer a nossa parte exercendo nossos direitos e deveres de cidadania.
No mais fica o que disse Mário Quintana: “Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não leem”. Acertou na mosca. William Porto. Inté.