Esperando esse dia chegar

O telefone toca lá o fuso horário é 01 hora adiantado, meu filho que mora lá esqueceu o fuso do estado de Mato do Sul e me telefona com uma hora de antecedência. Acordo mais cedo, os jornais nem chegaram ainda, a empregada me serve o café e vou à varanda olhar o dia que nasce sobre a relva orvalhada.

Quando os meninos eram pequenos, era uma festa sair com eles, o ar gostoso ainda molhado pela noite entrando em nossos focinhos. Os olhinhos deles brilhavam, eu era feliz e sabia.

Parece que meu mundo ficou menor. E acordando com o fuso da capital paulista ficou uma hora mais comprido. Vejo o sol batendo, oblíqua, mas não dissimulado, na formidável nudez dos campos verdejantes, as gotículas de orvalhos brilham como pedrinhas de diamante grudadas nas folhas das gramíneas.

O problema é meu — aliás, como todos os problemas, que só são problemas porque são meus. Sem nada o que fazer, não tenho sequer o discutível consolo daquelas revistas atrasadas que os consultórios colocam à disposição dos que esperam. Melhor mesmo olhar o campo, que começa a ficar mais bonita nessa época do ano, os pastos, os animais fazendo seu desjejum tão sincronizados parecendo músicos tocando violino, cortando as folhas misturadas com águas iluminadas. Quando me lembro de escrever que tenho de ler e escrever os textos do Recanto das Letras, sinto como um canoeiro com seu remos movendo o barco num lindo lago, chego até ver o sol batendo nas pás encharcadas.

Há um dia pela frente, estou abastecido com energia positivas graças a esses escritores. Tenho essa coisa espantosa que é uma hora a mais, hora que não pedi, tenho que confessar até estou gostando. Um felizardo como eu ganhei mais uma hora?

A ideia até que foi boa meu filho, cheguei até construí uma Lagoa imaginária que parece ser toda minha, e só não é minha exclusivamente porque tenho de reparti-la com o sol, com os barcos na cor dos violinos.

Deixo a varanda e me sinto o homem mais feliz agora. Nas férias deles esperarei para passear ao sol na minha lagoa imaginária.

Jova
Enviado por Jova em 16/06/2023
Código do texto: T7815062
Classificação de conteúdo: seguro