Quem ama não se limita a cumprir normas

Quem ama não se limita a somente cumprir normas, mas ultrapassa essas normas por amor. Jesus recorda que quem não tiver uma prática de justiça que supere a dos mestres da lei e dos fariseus não entrará no Reino dos Céus. Ou seja, a lei de Cristo deve ser fundamentada no amor ao próximo e não no mero cumprimento de rituais e práticas. Não é um peso amar ao próximo, e não deve ser um peso de um cumprimento de rituais amar ao próximo. E esse amor deve nos conduzir ao perdão e à reconciliação com os irmãos, assim como vai dizer o Evangelho de hoje: “Deixa a tua oferta ali diante do altar, e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão. Só então vai apresentar a tua oferta”. Naquele tempo disse Jesus aos seus discípulos: "Se a vossa justiça não for maior que a justiça dos mestres da Lei e dos fariseus, vós não entrareis no Reino dos Céus. Vós ouvistes o que foi dito aos antigos: 'Não matarás! Quem matar será condenado pelo tribunal'. Eu, porém, vos digo: todo aquele que se encoleriza com seu irmão será réu em juízo; quem disser ao seu irmão: 'patife!' será condenado pelo tribunal; quem chamar o irmão de 'tolo' será condenado ao fogo do inferno. Portanto, quando tu estiveres levando a tua oferta para o altar, e ali te lembrares que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa a tua oferta ali diante do altar, e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão.

Benedito José Rodrigues
Enviado por Benedito José Rodrigues em 15/06/2023
Código do texto: T7814436
Classificação de conteúdo: seguro