SÃO JOÃO DE CARUARU - TÔ CHEGANDO! 

Ysolda Cabral 

 

 

Estou pensando como penso, (pensamento penso), todos os anos, em passar os principais dias dos festejos juninos, véspera e dia de São João, em Caruaru,  minha terra do Forró, bem forrozado, do Baíão bem baiãozado.

 

No meu pensamento penso e está decidido, proclamado e a bagagem já está feita: Yauanna, no banco da frente, animada que nem pintinho; no banco traseiro,  minhas irmãs Inára e Iris. Quanto a Ilo e a sua Ângela, vão ter que ir em outra freguesia, juntamente com Yara e sua prole, pois a sobra que há, é para levar, afora as mudas de roupas matutas, uma barraca de camping, para acampar, bem no meio da praça do forró, caso a gente não arranje onde ficar, até porquê meu carro não é ônibus.

 

E, enquanto o São João não chega, estamos indo e vou logo avisando: vou botar pra quebrar e vou fazer o meu povo lembrar como se fazia um São João animado, daqueles dos antigamentes – poxa, já sou dos antigamentes? ...  - Bom, nem tanto assim!  As coisas é que se “modernizaram’’ depressa demais. Vou procurar um bom puxador de quadrilha, que nem no meu tempo de mocinha,  e se na quadrilha eu me arranjar, fico por lá e Yauanna que conduza a bagagem de volta.

 

Agora, só uma coisa me preocupa: como sou muito organizada e para não esquecer de nada, fui logo me despedir de um certo Poeta e ele, sem pedir licença, cismou de se fazer bagagem, também. Disse para eu arrumar espaço, inclusive, para as suas duas camisas xadrez, duas calças jeans, um par de alpercatas e um chapéu de couro cru com rabicho, além dos seus Engov, Epocler, Metiocolin, Xantinon e Extrato Hepático e pasmem: uma máscara preta para sonhar escuro, tapa-ouvidos e dois pares de halteres, de 3 e 5 quilos, para a peleja contra a ressaca. - É mole?...

 

Neste ponto eu paro o pensamento e ele mais penso que nunca pensa: e se o Poeta se engraçar de uma matuta bonita, que na minha terra tem de “móio”, de '' tuia''? ...

 

- Ô homi, quer saber: desce todo mundo do carro. 

   Tem São João mais não!

 

- Que coisa! 

 

**********

 

Abobrinhas de Ysolda

que o Facebook faz questão

de passar na minha cara. :) 

 

* Imagem ilustração: Google