TERRAPLANISMO (Postado no jornal Tribuna do Pampa)

O Instituto Datafolha divulgou uma pesquisa que apontou que aproximadamente 7% dos brasileiros acreditam que a Terra é plana. Ou seja, 11 milhões de pessoas apoiam uma ideia refutada há aproximadamente 2 mil anos pela ciência. Ainda assim, é preciso se perguntar: o que é o terraplanismo?

Mesmo depois de todas as contribuições de Isaac Newton para a gravidade, a ideia de planetas de Kepler e as propostas a respeito da gravidade de Albert Einstein, ainda há pessoas que ousam dizer que a Terra não é redonda, mas como uma rosquinha ou disco de vinil, ou na modernidade recém passada, um CD. Essas pessoas são conhecidas como terraplanistas, que acreditam que a forma esférica da Terra é uma mentira, sustentada principalmente pela NASA, a agência espacial dos EUA. De acordo com essa teoria da conspiração, a causa dessa farsa é financeira e hegemônica. Segundo essa visão, o planeta teria formato de rosquinha/vinil e coberto por um firmamento em forma de domo (cúpula). O sol e a lua seriam muito menores do que pensávamos e se moveriam dentro do espaço disponível nesta cúpula. A Antártida estará na borda da rosquinha, portanto seu território estaria em alta segurança, vigiado e impossível de ser visitado em sua totalidade.

De tudo que há na nossa história, penso que não há mais dúvidas sobre esse tema. Ou ainda há? Prefiro acreditar no que aprendi com o filósofo grego Aristóteles, após observar as posições das estrelas, entendeu que a única forma possível para a Terra deveria ser circular.

Em 500 anos a.C, os gregos, além de verem as diferentes posições das estrelas em diferentes pontos da Terra, perceberam que os navios só mostravam seus mastros quando começavam a aparecer no horizonte. Assim, o entendimento de que a Terra é redonda decorre de observações em tempos muito distantes.

As provas sobre a forma de nosso planeta são variadas, como as Grandes navegações de Fernão de Magalhães, no século XVI, que executou a primeira circum-navegação bem sucedida. Ao navegar sempre na mesma direção, seu navio retornou ao ponto inicial da viagem. Os fusos horários são outra comprovação do formato circular do planeta. Caso a Terra fosse plana, o Sol deveria brilhar ao mesmo tempo, para todos os habitantes. Entretanto, o que vemos é a alternância entre dia e noite para diferentes pontos no planeta. A ida do homem ao espaço, iniciada com a viagem de Yuri Gagárin, o lançamento de satélites e o movimento da Estação Espacial Internacional comprovaram por meio de inúmeras imagens o formato circular da Terra.

Bem, as crenças estão aí, então podemos acreditar no que quisermos acreditar. Seja em extraterrestres, outras dimensões, fantasmas e tudo mais. No entanto, algumas coisas são provadas por fatos e provas. A terra é redonda e essas pessoas contrárias estão redondamente enganadas.