A figura dos avós

Eu, pouca experiência ou quase nenhuma tenho de ser avô. Mas, já está chegando um primeiro neto. Eu já sou tio-avô de vários e muitos deles eu nem conheço. De uma coisa já tenho a  certeza eu conheço bem a importância de ser um avô na vida e no convívio com os netos. Eu já disse anteriormente que a família é composta pelo casal, filhos, irmãos e os avós dos dois lados. E surge a figura dos avós! Para quem ainda os tem por perto. Os avós quando participativo e de uma boa convivência com o casal têm um papel importante e de destaque na criação dos netos com a devida licença e consentimento dos pais. Salvo, quando é o caso que um MMJ determina que os avos cuidem dos netos. Os avós foram e ainda são pessoas importantes na vida dos filhos e agora dos netos. Eles não são os “quebra-galhos”. Há avós que participam intensamente da vida de seus netos principalmente se moram por perto. Eles cuidam da alimentação. Cuidam da higiene e da saúde. Levam as crianças na creche ou na escola. Cuidam das crianças nos momentos em que os pais precisam. Uma atenção mais redobrada. Uma proteção a mais. Contar histórias. Um passeio no parque. Um auxílio na educação em casa. Não é a toa que os avós se apegam demais aos netos. Se apegar aos netos não significa mandar e nem querer deixar os pais de lado. As crianças confiam nos avós pois são acolhidos e recebem carinho e proteção. Porém, tudo tem seu limite. Apesar da participação dos avós ser muito boa para os pequenos e para seus pais, alguns limites são necessários. Tal dedicação torna-se excessiva quando os avós começam a competir com os filhos e ás vezes com os outros avós. Este é o resultado de tamanha dedicação aos netos. Não que isso seja ruim. Se neste meio de convivência cada um entender o seu real papel os limites na criação dos seus pequenos serão sempre respeitados. Uma relação tranquila com os avós só irá ajudar na criação dos filhos. E o bebê já está crescendo. É hora da vacinação...

 

*Uma pequena homenagem aos avós que cuidam tão bem de seus netos!

Benedito José Rodrigues
Enviado por Benedito José Rodrigues em 13/06/2023
Código do texto: T7812597
Classificação de conteúdo: seguro