João Pai & João Filho, pelos namorados brasileiros
O Brasil deve muito aos João Dória, o pai e o filho - na verdade, o pai era o João Neto e o filho é o João Júnior. O primeiro trouxe amor, calor e faturamento ao nosso inverno, enquanto o segundo trouxe a vacina ao Brasil durante a pandemia. Comecemos pelo Neto, o pai.
O baiano João Agripino da Costa Dória Neto foi político, empresário, publicitário, psicólogo - formado na França e doutorado na Inglaterra - e deputado federal, exilado pela Ditadura, em 1964. Entretanto, foi antes, em 1949, que deu sua maior contribuição para o país. O Dia dos Namorados, pelo mundo, é comemorado dia 14 de fevereiro - primavera no Hemisfério Norte - , que, no Brasil, é mês de Carnaval, pleno verão. Mas no inverno, como ficam as vendas? Dória, como publicitário de uma agência que tinha como cliente uma grande rede de lojas, teve a ideia de colocar a data por aqui no dia 12 de junho, um dia antes de Santo Antônio, o casamenteiro. Pegou e até hoje mobiliza apaixonados e apaixonadas e ativa a economia, de restaurantes a lojas, floriculturas, hotéis e motéis. Sim, quanto tu saíres hoje para fazer uma média com a namorada, namorado, namorade ou namoradx, saiba que o João Neto, o pai, foi o que propiciou essa data romântica para esquentar o teu coração no frio.
Já o filho, o João Agripino da Costa Dória Júnior, é empresário, jornalista, publicitário e político. Foi prefeito da capital e governador de São Paulo. Ia ser candidato a presidente da República pelo PSDB em 2022 e um monte de gente votaria nele, mas os tucanos puxaram seu tapete, mesmo o cara tendo vencido a prévia do partido sobre Eduardo Leite, governador gaúcho. As pessoas votariam nele por ter sido o único governador que realmente peitou, na prática, o governo Bolsonaro e a extrema-direita antivacina, viabilizando a CoronaVac, a primeira vacina para a Covid-19 no Brasil, em janeiro de 2021. Logo, muito namorado e namorada acima dos cinquenta ou incluídos nos grupos de risco deve agradecer à iniciativa político-administrativa do João Filho por estar dando umas beijocas nesse 12 de junho, em vez de ser apenas uma lembrança ou estatística oriunda da ideologia necropolítica instalada em Brasília.
Se você já conhecia essa história, não faz mal eu a contar de novo. Afinal, todo o ano, dia 12 de junho, tu não repete sempre o mesmo ritual da data e compra presente, leva a namorada/namorado/namorade/namoradx para jantar fora e depois dá uma eeeessssttttiiiiccccaaaaddddiiiinnnnhhhhaaaa? Pois então, "Love is in the air Everewhere I look around Love is in the air Every sight and every sound And I don't know if I'm being foolish Don't know if I'm being wise But it's something that I must believe in And it's there when I look in your eyes".
Um feliz Dia dos Namorados e uma boa semana para todos. Cuidem-se, vacinem-se, vivam, namorem e fiquem com Deus.