Terminações nervosas

Quando o coração está muito machucado, a racionalidade fica comprometida e a sensação de impotência surge para paralisar a esperança. Os acontecimentos menos atraentes ou indesejados são partes integrantes da vida, ou seja, são esperados. Não existe sorriso largo sem lágrima de desespero. Assim é viver. Um emaranhado de sensações para desenrolar e ainda ter fé. Sim, fé na humanidade, pois o homem é um único animal racional que decide, que escolhe, que pensa e que pode mudar de atitude.

A Gabriela de Jorge Amado faz parte da literatura brasileira, não de você. Ninguém permanece num estado permanente de letargia, e as mudanças são necessárias para o equilíbrio da alma. E quando erra-se, muitas vezes, é querendo acertar. Diferente da maldade, da malícia, da inveja e da vontade de prejudicar o outro, meramente, por prazer. Tem indivíduo de todo jeito, e os valores e princípios mudam de acordo com a conveniência, o que é contraditório, porque quando se tem, são imutáveis.

O pior câncer da humanidade é a ganância pelo poder, seja ele qual for, e sua ramificação mata silenciosamente todo aquele que estiver pelo caminho. Entretanto, nunca é tarde para querer mudar e experimentar a paz interior, isso não tem preço. É tão gostoso ver alguém sorrindo e seguindo em frete. E quando isso acontecer, mesmo que você não esteja tão feliz assim, brinde o momento, pois o seu, não tardará. Sabe-se que é difícil esperar, que Jó é único e exclusivo das passagens bíblicas, mas você consegue. Não é destruindo as pessoas ou o sonho delas que você dar-se-á bem, lembre-se da colheita. Nesse sentido, não se desespere, nem apresse o curso das coisas, a vida é efêmera, e os problemas também. Nada se resolve no calor do momento, com os ânimos exaltados e o desejo incontrolável joga-nos ao precipício. O que foi feito não se desfaz, mas daqui para frente controle os impulsos.

Jaciara Dias
Enviado por Jaciara Dias em 11/06/2023
Código do texto: T7810625
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.