TRADIÇÕES: CIRCUNSTÂNCIAS EM DESMONTES

junho 09, 2023

TRADIÇÕES: CIRCUNSTÂNCIAS EM DESMONTES

Há quem nem se acostume com esses tempos modernos. Sou um deles. Talvez seja pela idade avançada que tenho. Lá se vão sete dezenas de anos. Mais exatamente, 71 anos. Pode até não parecer, mas é coisa às pampas, para usar um termo de 'antigamente'.

Aliás, uma das mudanças profundas que a vida teve foi no vocabulário. E acontece um fato engraçado que é o seguinte: as terminologias usadas há décadas atrás, não são do conhecimento de muitos jovens, ou pessoas novas, que vivem hoje. Bem como para os antigos, muitos termos novos usados nos dias de hoje também não são de seus domínios.

Outro fato interessante é que com o surgimento das redes sociais, aí mesmo é que a coisa endoidou de vez. É tanta novidade que chega até a assustar. Principalmente aos mais velhos, claro. Mas como diz a sabedoria popular num de seus tópicos, "entre mortes e feridos, salvam-se todos". Ou quase, não é?

Difícil é explicar para essa gente nova a manutenção da tradição. Porque do jeito que andaram e andam mudando tudo no mundo, muitas daquelas que existiram, algumas já não existem mais, bem como outras, com o decorrer do tempo, também se apagarão. E do jeito que a coisa está indo, a salvação das tradições será da internet, que mostrará quase tudo, mas só no virtual.

Como se sabe, o mês de Junho é o das Festas Juninas. E delas já surgiram outras. A Julina e a Agostina. Digamos que sejam inconveniências culturais. Ou coisa de quem não tem o que fazer. Isso acaba por desfigurar a festa Junina original. Mas, como dizem, há gosto pra tudo.

Com isso, as interferências foram se acentuando nessa festa. Tanto na música, na dança, nas comidas, também nas vestimentas. Hoje já se nota muita mudança em relação à antiga originalidade. Mas se não quisermos arrumar nenhum aborrecimento, é deixa correr frouxo. Esse pessoal novo só não sabe que do jeito que tudo anda, num futuro razoável eles nem saberão mais o que é uma tradição. Seja ela qual for. Paciência!

E esse mesmo teor serve para outras tradições que se observava num passado recente. O Natal, por exemplo, foi uma dela. Mesmo no Hemisfério Norte, nos Estados Unidos e parte da Europa, eles lá conseguem seguir com a tradição quase que inalterada. Dão um valor a isso que chega a impressionar. E o que há de filmes com temas natalinos chega até a assustar. É muita coisa.

Confesso ser um aficionado por esses filmes, Desde o período da quarentena da covid 19, acostumei-me a assisti-los pelo Youtube, adquirindo o hábito de capturá-los. mantendo-os armazenados num HD externo, para assisti-los quantas vezes quiser. E já juntei uns quinhentos deles.

Terceiro Milenio
Enviado por Terceiro Milenio em 09/06/2023
Reeditado em 11/06/2023
Código do texto: T7809685
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.