BÍPEDE IMPLUME

Prof. Antônio de Oliveira

Cada pessoa tem suas excentricidades! Nos dias de hoje notamos esquisitice em algumas pessoas que a gente fica por entender! Excentricidade é o que não falta...

Uma esquisitice como esta, o ódio. Para Galileo Galilei, “De todos os ódios, nenhum supera o da ignorância contra o conhecimento”.

Eu só queria entender! Chico Anísio criou uma caricatura na figura do versátil Prof. Raimundo. Esse “comediante” só queria entender e expor ao riso uma parte de nossa realidade escolar. A história se repete. “Castigat ridendo mores,” em latim:

rindo, castigam-se os costumes. Os humoristas, fazendo rir, reprovam oscostumes.Lema da comédia, atribuído, em latim, a Jean-Baptistede Santeuil,poeta latino moderno, que o arlequim Dominico mandara pintar no pano de boca do seu teatro.Rir é o melhor castigo.

Segundo Platão, o homem não passa de umbípede implume. Bípede pode significar o quese apoia somente em dois pés, diferentemente, por exemplo, do quadrúpede, cavalo, vaca. O quadrúpede, além disso, é horizontal. Por isso ele sobe uma serra dando voltas.Horizontal,não verticalmente. O caráter social, político, ético, inteligência lógica, são características enfatizadas a partir de Aristóteles.

Antônio Oliveira MG
Enviado por Antônio Oliveira MG em 09/06/2023
Código do texto: T7809606
Classificação de conteúdo: seguro