IMAGINANDO O QUÊ?

Prof. Antônio de Oliveira

Vale a pena ver de novo. Isso mesmo. E vale a pena duplamente. Seja pelo tempo, do fundo do túnel; suporte ao suporte, para rever numa terceira dimensão.

O tema: imaginação. Lembrei-me de consultar o ano de 1956, ou melhor, como eu imaginava o que é imaginação. Modéstia à parte, fiquei satisfeito com o que eu vi num caderno escrito a mão. Já naquela época vinha adquirindo o hábito de elaborar uma apostila para matéria que eu considerasse mais complexa. Como só em nível de graduação eu fiz cinco cursos superiores. Casado, casal de filhos e trabalhando. Aproveitava as ofertas, oportunidades e custos. Não acertei tão bem no item benefício. Cinco cursos superiores, teoricamente, levariam vinte anos, intermeando médio e mestrado.

“Imaginação. É a louca da casa. Delírio quimérico e pasteis de brisa. Doenças e cansaços imaginários. A maior parte dos doentes que vão ao consultório‘são doentes de razão’: Não há doenças, há doentes. Poder da autossugestão. Tristezas que arruínam a vida. Perigos imaginários.”Se com ninguém não deu certo , isso não quer dizer que com você não dará.”Resumo de aula, aos18 anos, Cad.Psicopedagogia, pág. 74, 1956.

Imaginando o quê? Alguma coisa a ver com os dias de hoje? Conclusão: Libertar-nos de nós mesmos...

Antônio Oliveira MG
Enviado por Antônio Oliveira MG em 08/06/2023
Código do texto: T7808779
Classificação de conteúdo: seguro