O SILÊNCIO

Silêncio: 1. Estado de quem se cala. 2. Privação de falar. 3. Sossego, calma, paz. Estas definições de silêncio estão no “Novo Dicionário Aurélio” e acredito que sejam da concordância de todos. O silêncio é realmente um estado, uma situação, um momento pelo qual passamos, seja por qual motivo for.

Sem recorrer a clichês e frases feitas, entendo que o silêncio por muitas vezes diz mais do que infinitas palavras. Um simples silêncio exprime tudo aquilo que sentimos.

Assim como já disse em uma de minhas frases que “nosso olhar é a expressão viva de nossos sentimentos”, vejo o silêncio como a expressão viva do nosso ser, da nossa alma, muitas vezes atingida por petardos de grosso calibre.

“O silêncio calmo e tranqüilo

Caminha sem se preocupar,

Sabe que um dia será ouvido.”

Essas palavras foram ditas sabiamente por Eduardo Seabra de Mello Ballerini, um jovem que começou a escrever aos nove anos de idade e que nos deixou quando estava com apenas 22 anos. Não o conheci pessoalmente, mas conheço seus pais por quem tenho profunda admiração. Tive o privilégio de receber um livro contendo vários textos escritos pelo Eduardo nessa sua breve passagem por aqui, e foi desse livro que retirei a frase acima, motivando-me a escrever este texto.

Entendo a frase como sendo um recado do próprio silêncio, onde ele diz que esse estado nem sempre é compreendido e aceito, mas que o tempo se encarregará de fazê-lo ser ouvido e entendido.

É mesmo muito difícil para muitos entender e respeitar o silêncio de alguém, principalmente pelo fato de que as pessoas costumam ser invasivas em relação aos problemas dos outros, emitindo conselhos que, via de regra, não são bem-vindos.

Entender e respeitar o silêncio é tarefa nobre, e nem todos estão preparados para isso.

Todos nós, sem exceção, temos o pleno direito de permanecer em silêncio quando assim acharmos mais conveniente para o nosso íntimo, para o nosso bem-estar. Sem contar que, muitas vezes, o silêncio nos faz calar sobre algumas bobagens que poderíamos falar ou escrever, algo que os outros fazem com quem está em silêncio e quieto em seu canto.

Aí está toda a magia da bela frase do Eduardo. Leiam quantas vezes for necessário e reflitam a respeito dela. Ele disse tudo em apenas 15 palavras.

O difícil não é fazer-se em silêncio, mas sentir-se respeitado nesse momento tão precioso e necessário para cada um de nós.

******

16/12/2007

Arnaldo Agria Huss
Enviado por Arnaldo Agria Huss em 16/12/2007
Código do texto: T780860
Classificação de conteúdo: seguro