Wanda nota que se disseminou pelo WhatsApp um costume de enviar mensagens de bom-dia e/ou de boa-noite. As mensagens são as prontas, repassadas e com frases envolvendo Deus. É comida requentada todo dia...

 

Wanda arrepia-se ao ler “que seu dia seja abençoado por Deus”, “lembra que Deus está com você”, ”dorme nos braços de Deus”. Sim, há estampas coloridas, com flores, pássaros, cores e música de fundo. Mas, e daí?

 

Virou um hábito, como quando se diz bom-dia a alguém que se encontra. Fala-se por falar, por uso e costume, porque é assim que a sociedade funciona. No passado, cumprimentava-se com apertos de mão. Wanda lembra-se bem desse tempo. Naquela época já achava esses cumprimentos uma hipocrisia.

 

Enviar frases pelo WhatsApp é algo que muitos fazem diariamente, ninguém sabe o porquê e se se parasse de fazê-lo, ninguém sentiria falta alguma. No início, Wanda lia todas. Depois, enviava duas mãozinhas em prece.

 

Responder com uma figura e apagar tudo dava trabalho e Wanda perguntava-se se a mensagem valia toda essa trabalheira. Não, não valia. Wanda não repassava o que considera bobagens diárias automatizadas.

 

No grupo do condomínio de Wanda já houve discussões sobre se era apropriado enviar essas mensagens. Houve acusações veladas insinuando que as que mandavam mensagens eram as que rezavam e falavam da vida alheia.

 

Wanda, cansada de ver que Deus não resolvia problema algum de quem quer que fosse, parou de chamá-lo à responsabilidade. Ela entendeu que deveria produzir suas frases para o dia. Não demorou muito para se dar conta do erro.

 

Além da trabalheira, as frases tinham de ser personalizadas. Não era cabível escrever uma fase e repassá-la aos demais. Optou, então, por frases como “bom dia de sol outonal para você!” e ”boa noite de sono reparador para você”. Começou cortando o “para você”. Depois, digitava uma vez e reenviava.

 

Wanda quis estapear-se quando percebeu que havia cedido ao automatismo burro. Chegou a rir quando recebeu um “feliz terça-feira” só que era quinta-feira. Deve ter sido um repasse atrasado. Excessos de automatismos.

 

Então, Wanda foi drástica: não mais enviaria respostas. Resultado? Nada mudou: o automatismo estava instalado. As bobagens apareciam diariamente.

René Henrique Götz Licht
Enviado por René Henrique Götz Licht em 08/06/2023
Código do texto: T7808425
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.