CRÔNICA – A história se repete – 07.06.2023 (PRL)

 

CRÔNICA - A história se repete – 07.06.2023 (PRL)

 

                                  

Revisitando a história nacional, temos que o Ex-presidente Jânio da Silva Quadros, mais conhecido como o homem da vassoura (pois desejava varrer toda a sujeira da administração pública), foi eleito no pleito de 03.10.1960, fruto da coligação partidária PTN, PDC, UDN, PR e PL, para o mandato de 1961 a 1965, e lá se vão cinquenta e oito anos; foi uma festa brasileira tal acontecimento.

Essa coligação se justificava em face da pequenez de seu partido, o PTN (Partido Trabalhista Nacional), mas esse cidadão tinha um discurso forte e inteligente em favor do país, tendo recebido o apoio incondicional do mineiro Juscelino Kubistchek (PSD-MG), que havia governado no período anterior, numa administração de cinco anos, que valeram por vinte, em face do progresso, da construção de Brasília e de outras qualidades.

Pois o Jânio, que teve origem na vereança de São Paulo, um orador de primeira, “derrubava até avião”, numa carreira a jato, em quinze anos, chegara à Presidência da República, desbancando a candidatura do marechal Henrique Lott de forma incontestável, por maioria de dois milhões de votos, recebendo a consagração dos brasileiros no dia da sua posse.

Todavia as esperanças dos nossos patrícios foram de água abaixo, porquanto o rigoroso Presidente, assim sem mais nem menos, resolveu condecorar o argentino Che Guevara, um grande baluarte na revolução cubana, de regime comunista, com a medalha da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, a maior homenagem que se pode prestar a um estrangeiro. Esse fato gerou insatisfação ante as forças políticas e militares de então.

A verdade é que esse grande professor de nosso idioma, teve de renunciar ao mais alto cargo do país, durando o seu governo apenas 207 dias, ou seja de 31.01.1961 a 25.08.1961. todavia ele nunca disse claramente os motivos: "Só forças ocultas".  Nessa época o mundo era acometido de uma guerra fria, e isso despertou as autoridades para os perigos que a nação brasileira poderia ficar exposta.

A renúncia do Jânio foi de logo aceita pelo Congresso Nacional, dando vaga, assim, ao Vice-presidente, Dr. Jango Goulart (PTB-RS), que fora eleito na sua chapa. Houve movimentos para que esse não assumisse, porquanto muito chegado aos partidos de esquerda, chegando-se a pensar que era comunista. Na oportunidade estava ele em viagem internacional pelas bandas da China, se não me falha a memória. Chegou a tomar posse, porém essa é outra história.

Pois bem, nesse mesmo “pecado” caíra o nosso Presidente atual, quando, de modo especial, na maior pompa, com direito a tapete vermelho, recebeu aqui no nosso território o Presidente da Venezuela, o Sr. Nicolás Maduro, que vem governando esse país com medidas ditatoriais, levando a que muitos venezuelanos fugissem de suas terras, pedindo abrigo em vários países, inclusive o Brasil. O povo brasileiro, evidentemente, não gostou nada desse acontecimento, inclusive algumas autoridades da própria coligação que o elegeu em 2022.

Ficamos por aqui, porquanto não temos notícias sobre desdobramentos que possam ter havido por conta disso, mas a verdade é que surgiram alguns pedidos de “impeachment” que, decerto, não serão atendidos, isso em face da coesão existente entre os três poderes da República, ou sejam, Executivo, Legislativo e Judiciário. Torcemos para uma democracia cada vez mais forte.

SilvaGusmão

Imagem/fonte: Internet/Google

Um detalhe: Nas eleições de 1960 foi permitido votar num candidato a presidente duma chapa com o vice-presidente de outra sigla. O candidato a vice do Jânio foi o Doutor Milton Campos (UDN), que fora derrotado  justamente pelo Jango (PTB).

PDC – Partido Democrata Cristão

UDN – União Democrática Nacional

PR – Partido Republicano

PL – Partido Liberal

 

Em revisão.

ansilgus
Enviado por ansilgus em 07/06/2023
Reeditado em 08/06/2023
Código do texto: T7808029
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.