Troia

A cidade de Troia baseava toda sua história na mitologia e, por isso, era de admirável respeito. A tradição dizia que um dos filhos de Zeus, Dardano, havia dominado as terras da cidade. Os filhos deste, Tros, passou a chamar os habitantes de troianos, em função de seu nome próprio. E o neto de Dardano, Ilus, fundou oficialmente a cidade de Troia. A fase mais brilhante e conhecida pela cultura popular de Troia diz respeito aos acontecimentos que envolvem a famosa Guerra de Troia. Ainda de acordo com a mitologia grega, Hercules teria capturado a cidade uma geração antes do início da guerra. A invasão dos gregos micênicos aconteceu já no contexto da Guerra de Troia que é datada entre 1193 e 1183 a.C.. Todas essas informações são descritas pelo escritor Heródoto, que, por sinal, é conhecido como o pai da história. A Guerra de Troia em si é descrita nos poemas de Homero, que, por sua vez, são considerados como a principal fonte de referência para os acontecimentos. Historicamente houve sim uma grande luta de gregos e troianos. Tudo por motivo de Helena, a mulher de Menelau. Na mitologia grega, Helena era filha de Zeus e da rainha Leda, irmã gêmea da rainha Clitemnestra de Micenas, irmã de Castor e de Pólux e esposa do rei Menelau de Esparta. Quando tinha onze anos foi raptada pelo herói Teseu, porém, seus irmãos Castor e Pólux a levaram de volta a Esparta. Conta-se a história que um cavalo de pau, fora deixado como presente dos espartanos e dentro dele vários soldados. Ai não teve jeito, com a invasão, terminava ali uma guerra de dez anos. Menelau, o rei espartano, o maior dos espartanos, venceu Paris, o grande sedutor e humilhando a família de Heitor em defesa da honra caprichosa. Troia estaria onde hoje é a Turquia Ocidental, conforme evidências arqueológicas. O motivo para a guerra seria o sequestro ou a fuga da rainha Helena, de Esparta. Ela tinha fugido com o príncipe de Troia, Paris. A situação enfureceu o rei espartano, Menelau, que ordenou o cerco a Troia. Menelau convenceu o irmão, Agamenon, rei de Micenas, a liderar a empreitada para recuperar a rainha. Em companhia de Menelau, participaram da investida Aquiles, Ulisses, Nestor e Ajax, que foram apoiados por uma frota de mil navios. Após atravessar o mar Egeu, os gregos sitiaram Troia por dez anos...

Benedito José Rodrigues
Enviado por Benedito José Rodrigues em 07/06/2023
Reeditado em 07/06/2023
Código do texto: T7807993
Classificação de conteúdo: seguro