MUITOS TRENS PARTIRAM (crônica)

Sou um saudosista que acompanhou com o olhar as partidas de muitos trens. Tive medo de me arrepender por não ter partido uma vez sequer.

Foram, apenas, medos tolos, pois ficar eu acredito como uma missão. Missão de sentir, de observar, presenciar.

Presenciei filhos e filha nascendo e se tornando frutos saborosos. Frutos que geraram frutinhos que vi nascerem e os vejo crescerem. Renasço e rejuvenesço com todos.

Vi a minha querida Jundiaí crescer em progresso e almas.

Observei lágrimas contidas de alegrias e de tristezas chegarem e partirem antes das alvoradas.

Vi pores do sol maravilhosos e apreciei pores de beijos nos meus lábios.

Encontrei amigos sinceros e companheiros de viagem, infiéis. Alegrei-me que por eles nunca senti mágoas, mas aprendi lições.

E a maior alegria foi que, por ter ficado, descobri poesias ao meu redor que se transformaram histórias e poemas.

Há pouco dias estacionei defronte da estação de trem. Caminhei em sua direção pisando saudades, doces lembranças. Comprei um bilhete e, quando fui entrar, um funcionário pediu para que me apressasse, pois a composição ia sair. Disse-lhe que apenas estava a relembrar.

Logo o cavalo-de-ferro iniciou a sua partida. Acompanhei até onde a vista idosa poderia alcançá-lo. Sorri. Mais um trem partindo. Todos os trens em minha vida partem aos destinos para que eu possa apenas ficar. Não percebia que estava sendo observado pelo mesmo funcionário:

— O senhor sente saudades da sua época!? O senhor deve ter viajado em trens importantes quando a Cia levava todos ao interior do estado.

Respondi-lhe:

— Sim! Visitava parentes em Campinas, Rio Claro, São Carlos, Colina, Bebedouro... lembro-me que nem dormia à noite com medo de que me esquecessem de acordar para viajar no Pullman. Como era bonito na sua cor azul... Porém, agora, ainda tenho que ficar para sentir, observar e presenciar.

Rimos...

Nos despedimos...

Retornei o mais rápido para casa sentindo o gosto de poesia recheando o momento precioso sendo vivido.

Cheguei rapidamente. Rapidamente abri o Notebook...

Rapidamente escrevi esta crônica.

Arabutã Campos
Enviado por Arabutã Campos em 07/06/2023
Código do texto: T7807681
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.