QUEM ACREDITA DEPOIS DESSA NOTICIA!

QUEM ACREDITA DEPOIS DESSA NOTICIA!

Mário Osny Rosa

Hoje no abrir o jornal dominical do Diário Catarinense deparo com uma noticia de um fato que aconteceu no ano dois mil, que tal há sete anos atrás: Vejamos a noticia: “SEM EDUCAÇÃO Quase um bilhão de pessoas morrerão sem receber qualquer tipo de educação formal porque os governos do mundo estão simplesmente deixando de cumprir a promessa de fornecer educação primária e gratuita a todos os cidadãos até 2015. Este compromisso foi assumido por 164 países em encontro no Senegal em 2000, o Brasil Inclusive estava nessa fatídica rodada”. O fato anunciado é uma afronta a nossa Constituição que tem como regramento básico “a educação para todos” Se esse fato for verdadeiro do que adianta a bolsa família? Do que adianta uma arrecadação de causar inveja aos países ricos, quando na realidade o dinheiro não é devidamente aplicado em sua plena finalidade. De uma coisa tenho certeza que os brasileiros que morrerem sem aprender sequer uma letra de nosso alfabeto estará morrendo também de fome, de sede, como de toda a forma de falta de assistência a saúde. Quando nosso BRASIL vai ter o governo que merece sem uma base sustentável na educação, na saúde, que são os pilares de desenvolvimento de um país? Povo doente e sem cultura educacional é a inanição dessa criança chamada de Brasil deitado eternamente em berço esplendido. Nesse caminhar da carruagem estamos voltando para o passado de sermos novamente uma colônia e agora do capital globalizado, uma colônia que só vê o lucro e nada mais. Sempre li e ouvi falar que o Brasil seria o país do futuro, mas o que desenha na história nesse momento essa seria uma informação falsa, pois nossos governantes estão muito distantes dessa realidade. Na atualidade tudo funciona de uma maneira a degradar toda a sociedade, a ética já foi jogada no lixo, isso pelos acontecimentos dos últimos tempos, pois aqui vai preso que roubam para matar a fome os outros escapam pela benesse de seus comparsas de pagarem os desmandos que praticaram contra o povo de seu país. Há quarenta e três anos atrás, tinha a esperança que no decorrer de vinte anos o Brasil começaria a mudar, isso para melhor, sim começou uma mudança que lentamente vai retornando ao passado, com uma situação mais complicada. E tudo isso se deve desde o descobrimento a falta de um planejamento de longo prazo. Sempre fomos colônia portuguesa abastecendo Portugal de Pau Brasil de ouro e pedras preciosas isso até a Independência, e depois tivemos um período do primeiro Império mais o menos tranqüilo, mas com uma carga de responsabilidade deixada pelo Reinado de Portugal quando do retorno ao velho mundo com sua família real a viver na velha terrinha. E por muito tempo a Educação se restringia Coroa, um livro muito interessante para melhor desvendar este mistério é: “A educação no Brasil de Pombal a Passarinho”, ele nos revela porque somos esse país sem um planejamento a longo prazo e esse longo prazo não quer dizer planejamento de quatro anos em quatro anos que nunca chegará a nada, isso eu chamo de Utopia Nacional. Quem acredita no Brasil diante desse caos?

São José/SC, 16 de dezembro de 2.007.

morja@intergate.com.br

www.poetasadvogados.com.br

Asor
Enviado por Asor em 16/12/2007
Código do texto: T780718