Rômulo e Remo

A lenda diz ainda que os bebês, Rômulo e Remo, foram amamentados por uma loba que os encontrou perto da margem de um rio. Certo dia, Fáustulo, um pastor de ovelhas, achou-os próximo a uma caverna e os criou como filhos, junto à sua esposa. Assim, eles foram criados como filhos pelo pastor. No entanto, quando já adultos, Remo brigou com o pai adotivo e, na sequência, foi entregue ao rei Amúlio, seu tio-avô, que o prendeu. Por conta de tudo isso, o pastor Faústulo contou a verdade para Rômulo, dizendo de quem eram filhos. Rômulo, então, foi resgatar Remo e, depois de libertá-lo, matou Amúlio. O reinado de Alba Longa foi entregue aos gêmeos pela própria população, porém eles preferiram restituí-lo a Numitor, o avô deles, pois iriam fundar uma outra cidade. Os gêmeos entraram em discussão sobre onde seria essa cidade. O primeiro queria que fosse no Monte Palatino; já o segundo, no Monte Aventino. Não entrando em acordo, decidiram esperar um sinal dos deuses, observando as aves para perceber a resposta. Rômulo disse ter avistado 12 pássaros sobre o Monte Palatino. Já Remo viu seis sobre o Monte Aventino. Assim, Rômulo venceu a disputa pelo local da nova cidade...

Benedito José Rodrigues
Enviado por Benedito José Rodrigues em 05/06/2023
Código do texto: T7806517
Classificação de conteúdo: seguro