Roma

Eu, tenho como formação escolar a licenciatura na disciplina de História e Geografia e aqui me atrevo a falar de um dos mais intrigantes impérios que já existiu neste mundo e que até hoje, em pleno século XXI, é lembrado e até exaltado não só pelo povo romano mas pelo mundo todo. Falar de Roma é algo emocionante e fascinante que merece ser sempre lembrado não só em sala de aula, mas, nos livros, revistas, filmes e séries de plataforma voltadas ao entretenimento. Bem antes da expansão de seu vasto império a Roma Antiga foi uma civilização da Itália que surgiu no século VIII a.C, localizada ao longo do mar Mediterrâneo e tinha como centro a cidade de Roma, na península Itálica. Posteriormente, essa civilização se expandiu e se tornou um dos maiores impérios do mundo antigo. Porém, a existência de um grande império tem toda uma história inicial por trás disso e que segundo dados históricos e de acordo com uma lenda a história de Roma começa bem antes com os irmãos Rômulo e Remo, que eram filhos do Deus grego Ares (também chamado de Marte) e de Reia Sílvia, mortal filha de Numitor, Rei de Alba Longa. Numitor havia sido deposto por Amúlio, seu próprio irmão, que obrigou sua sobrinha Reia a integrar o grupo das Virgens Vestais. As vestais eram sacerdotisas com idade entre os 6 e os 10 anos, que cultuavam a deusa romana Vesta e faziam voto de castidade, servindo a ela durante 30 anos. A intenção de Amúlio era dar fim a qualquer descendência de Numitor, evitando que sua sobrinha pudesse gerar futuros requerentes do trono, já ele próprio tinha interesse em reinar. No entanto, seduzida pelo Deus Marte, Reia acabou por engravidar e deu à luz os gêmeos Rômulo e Remo. Furioso, Amúlio ordenou que os bebês fossem atirados ao rio para morrerem afogados. O cesto onde estavam os bebês, no entanto, foi parar à margem do rio e os irmãos foram encontrados por uma loba que passou a amamentá-los...

Benedito José Rodrigues
Enviado por Benedito José Rodrigues em 05/06/2023
Reeditado em 05/06/2023
Código do texto: T7806505
Classificação de conteúdo: seguro