A ETIQUETA SOCIAL NÃO MAIS EXISTE

Segunda-feira, 5 de Junho de 2023.

"Um referencial é o corpo ou lugar a partir do qual as observações de fenômenos diversos são feitas. Ao mudar o referencial, a percepção dos fenômenos também muda. O referencial pode ser entendido como o ponto de vista de um observador colocado em determinado lugar no espaço".

Com o auxílio do Google buscou-se explicar o termo "referencial" com mais amplitude para se dissertar a respeito das mudanças acontecidas no mundo, desde sempre.

À cada tempo as situações vão mudando, umas com plena percepção de todos e outras não. Daí que para cada um dos que estão vivendo no presente, mas viveram em parte de um passado, digamos, recente, é percebível ou não certas alterações na vida do cotidiano.

E essas mudanças/alterações alcançam todos os âmbitos. Desde o mais simples ao mais complexo deles. Só que alguns possuem um peso maior que outros. Por exemplo, o aspecto moral, é fundamental porque envolve regras fixas nas relações. Daí nortear comportamentos.

No entanto, com o passar dos tempos, tudo isso vem mudando consistentemente, a ponto de alterar as regras do viver humano. E do que se observa nesses últimos tempos, muita coisa que existia/valia antes, já não estão mais presente entre nós.

Mas há um agravante importante nisso que deve ser destacado. Muitos critérios antes rigorosos no exercício humano, principalmente à cidadania, praticamente foi abolido. E tudo mudou radicalmente. E agradando àqueles que se propõem a sair totalmente pela tangência da vida, no que concerne à moralidade.

É interessante ressaltar que esses agentes mutantes conseguiram fazer valer suas tendências, teorias, ações e atos, levando todos para suas práticas. Principalmente sob o aspecto imoral, indecente, desrespeitoso e descumpridor de tudo aquilo que antes vigorava.

Pode-se citar alguns termos que faziam parte da regularidade comportamental de antes: pudor, vergonha, respeito, decência, ética, eficiência, aptidão, capacidade, competência. E hoje, do que se vê, já não são obedecidos, muito menos seguidos e praticados.

Talvez a evolução tecnológica/instrumental/ferramental tenha influenciado tais mudanças, haja vista que isso colocou o ser humano em plano quase secundário. E ele hoje é dependente disso tudo. Ou seja, perdeu suas aptidões e capacidades, descambando para que está aí.

Preocupante é que tal processo não cessará. Até pelo contrário. E não esqueçamos dos recursos da inteligência artificial, AI, já em franca realidade e progresso, o que terminará por colocar o humano num patamar ínfimo de existência.

E isso, é uma questão só de tempo. Ressaltando que nessa modernidade plena, ele tem corrido/passado com uma velocidade extrema. A da nano segundos.

*Em tempo: a título de exemplo das desconsiderações atuais está o abandono das regras da "Etiqueta Social", que muitos não conhecem e que ditava regra no comportamento social das pessoas, até tempos atrás.

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 05/06/2023
Código do texto: T7805893
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.