Machu Picchu - A Velha Montanha

Os portões do parque de Machu Picchu se abrem ás 07:00 horas e, enquanto o sol sobe muito lentamente por trás de uma montanha, é possível entrar num dos lugares mais impressionantes e deslumbrante do planeta terra. A cidade de Machu Picchu, embora hoje em ruínas, mostra que foi realmente uma cidade, e portanto, muito maior do que se espera. Logo ao entrar já é possível ver a dimensão de tudo: as casas, campos, ruínas e escadas que se espalham pelo gramado verde cercado pelas montanhas. Antes de falar alguma coisa de Machu Picchu é preciso lembrar que na América do Sul e na América Central, já haviam comunidades indígenas que possuíam uma sabedoria milenar passada de outras gerações e que sabiam muito bem se organizar conforme o lugar, as dificuldades e as intempéries do tempo, isto sem falar da segurança e da proteção dos invasores que por ali tentavam chegar. E com Machu Picchu a sua construção não foi diferente, pois ela está situado no meio da Cordilheira dos Andes, no topo de uma montanha a 2430 metros acima do nível do mar, um lugar alto, frio, úmido, e de difícil acesso por terra. Ela, ou melhor seus restos arquitetônicos, estão localizados no vale do rio Urubamba, perto de Cusco, no Peru, na antiga capital do Império Inca. Dados históricos mostram que Machu Picchu foi construído em meados do século XV a pedido do nono imperador Inca Pachacutéc. É possível afirmar que sua construção iniciou bem antes do século XV levando em consideração as dificuldades do lugar, dos materiais e dos transportes. Sua construção, em grande parte, foi feita com pedras ali mesmo do lugar. Entendendo a dificuldade que se teria de subir com tantas rochas pesadas até o topo da montanha. Machu Picchu foi construída em 1450 quando o famoso inca Pachacutec governou o império. Para sua construção ele trouxe grupos de milhares de homens pertencentes aos povos recém-conquistados de terras distantes. A cidade era constituída de casas, praças, santuários, templos de adoração aos deuses, torres de vigia, silos para armazenarem milhos, cemitérios e aquedutos. Além disso, possuía locais (terraços em degraus) para o desenvolvimento de uma rica agricultura cultivada nos períodos mais quentes dos anos. Vale lembrar que eles também criavam animais, sendo a lhama o mais popular do local. Um povo culto que possuía uma grande religiosidade, aos seus Deuses e acredita-se que a cidade tenha sido construída justamente num local tão alto para ficarem próximos aos deuses. Com a expansão do império inca, viu-se a necessidade de construir outro local, que aos poucos foi se tornando um dos mais importantes centros urbanos dessa civilização.

Benedito José Rodrigues
Enviado por Benedito José Rodrigues em 03/06/2023
Reeditado em 03/06/2023
Código do texto: T7804689
Classificação de conteúdo: seguro