Berço vermelho e a cultura da soja

Olhei o pôr do sol e viajei na imaginação, voltei ao passado.

Na minha cachola ela aparenta vermelha, porosa, pequenas partículas esperando a semente cair tal qual uma gestante espera seu rebento.

Senti o cheiro da terra, o chinelo se transformou numa botina amarela com sola grossa de barro vermelho.

No galpão a plantadeira ainda estava acoplada ao trator, ao lado a velha grade carente de banho para soltar as fatias de terra que ficaram nos disco cortante que arou e preparou aquele “berço” vermelho.

Pela janela eu via, a mãe natureza dando de “mamar” com suas gotas de água milagrosa vindo do céu.

Estiquei meus braços e agradeci ao meu Pai todo poderoso, minha plantação vai vingar.

Ainda tem gente que duvida da força do agro, já cansado passei o bastão e terra com certeza continua como antes, onde a estrada que era de poeira vermelha o progresso trouxe asfalto e temos alimento bem perto de casa, mas não consigo esquecer meu jeitão de roceiro mesmo morando na cidade. Fico orgulho quando dizem: Ali mora o velho agricultor!!!!!!

Essa oleaginosa também é importante para outros países. A exportação do grão e utilização dele foi responsável, inclusive, pela diminuição da fome endêmica na década de 1980 por conta do baixo custo e alto valor nutricional. Além de servir, hoje, como base da composição da maior parte das fórmulas para a ração animal, girando a cadeia alimentar mundial.

Jova
Enviado por Jova em 02/06/2023
Código do texto: T7803777
Classificação de conteúdo: seguro