QUEM SERIA O PIOR INIMIGO DO BATMAN?

Qual seria o pior inimigo do Batman? Seria o Charada? Talvez o Coringa? Com certeza o Ra’s Al Ghul? Ou então, seria aquela certa vilã charmosa com modos de Dominatrix? Se fosse por voto popular eu diria que o Coringa levaria fácil, fácil! Quem sabe por ser extremamente inteligente. De alguma maneira, o seu perfil sádico, o seu jeito louco, zombador, manipulador e perverso, aliado à performance carismática de seus interpretes tem conquistado o público ao longo dos anos. Entretanto, a crítica especializada aponta que o Pinguin é de longe o mais perigoso inimigo do Homem Morcego. Talvez porque, dentre todos, seja o mais civilizado, o menos antissocial e o mais influente. Isto porque, não apresenta nenhum transtorno, nenhum traço de sadismo, nenhuma psicopatia como seus pares.

Ao contrário dos outros vilões, que só querem mesmo é ver o circo pegar fogo, a riqueza do Pinguim provém de negócios com clubes noturnos, mas tudo isso no limite da legalidade. Com isso, em certa medida, deixa de ser o vilão Pinguim para assumir a sua própria identidade como Oswald Chesterfield Cobblepot, e até certo ponto consegue rivalizar-se com Bruce Wayne em riqueza, poder e influência, aproveitando-se da ausência do Estado nas periferias de Gothan City.

Mas eu não concordo com essa tese não. Para mim, o pior de todos eles com certeza é o “Duas Caras”! Pense comigo: esses personagens só existem no universo da Marvel ou DC Comics, alguns, quem sabe, no imaginário popular. Já o “Duas Caras” está em todo lugar: A essência desse personagem transcende à fantasia e pode ser encontrada nas grandes corporações, nas esferas da classe política, nas Repartições Públicas, nas Forças Armadas, no Executivo, no Legislativo, enfim, na sociedade em geral. Eu, que venho de uma cultura em que o sim é sim e o não é não, me causa desgosto ver essas figuras desfilando livremente, tomando decisões aleatórias e deitando a mão no erário público.

JADILSON
Enviado por JADILSON em 02/06/2023
Código do texto: T7803635
Classificação de conteúdo: seguro