Sexta-feira, 2 de Junho de 2023.

O JOIO DO TRIGO

É muito comum se colocar culpa nos políticos brasileiros pelo que eles fazem em seus cotidianos legislativos e até em seus comportamentos comuns, que todos sabemos não serem, assim, tão aceitáveis.

 

Mas um fato tem que ser destacado nessas circunstâncias. Reportemo-nos apenas ao Congresso Nacional, cujo contingente é formado de 594 congressistas, entre deputados federais (512) e senadores (81). E esses são os legisladores do país. São os que criarão e editarão, até mesmo, a Constituição Federal.

 

No entanto, faz-se necessário abrir-se um parêntese aqui. É bom recordar que em 1993, o Lula lançou ao vento uma famosa afirmação, e é uma pena que muitos já a esqueceram, onde afirmou com todas as letras que "no Congresso Nacional existem 300 picaretas". E não houve tanta manifestação a respeito. A primeira delas seria ele apontar seus nomes, um a um.

 

Mas essa situação não para por aí. De lá para cá, 2023, considerando-se que aquele número seja corrigido pelo índice inflacionário, alcance nesses dias atuais algo em torno de 350 a 450 deles. O que talvez justifique tanta lambança em nosso Poder Legislativo. E é assim que se observa esse excesso de manobras oportunistas dessa gente. É é importante ressaltar que tais circunstâncias atingem os âmbitos municipais e estaduais.

 

Diante dessa explanação, onde este autor quer chegar? Simples. Toda essa mesma lambança é proporcionada (ou causada) por parte dos eleitores brasileiros, que sempre escolheu o joio do trigo desse âmbito. E não se pode ter outra explicação melhor.

 

Sendo assim, essa conta deve ser cobrada à boa parte da população do país que, por vários motivos, age dessa forma. E elas podem se restringir a três: ignorância, omissão e má fé. Talvez a partir disso se possa tomar pé para alguma solução em futuro próximo ou breve, buscando, pelo menos, fazer um reparo, ou conserto, numa situação tão absurda como essa a que vivemos há longo tempo.

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 02/06/2023
Código do texto: T7803555
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.