DA CLARIDADE À CLAREZA

Prof. Antônio de Oliveira

Eis uma das frases vibrantes do Padre Antônio Vieira:“Os olhos têm dois ofícios: ver e chorar, e mais parece que os criou Deus para chorar que para ver, pois os cegos não veem e choram“.

Desejável a clareza de ideias. Em Vieira essa clareza, no plano das ideias, foi reforçada por uma claridade interior, luz iluminante que lhe adveio após recuperar-se justamente de uma doença cerebral caracterizada, entre outros sintomas, por fortes dores de cabeça.

Se é importante a clareza de ideias, sobretudo da parte de quem ensina, não menos importante é a paz interior, a claridade interna, que ilumina o cérebro e pontua o exercício do discernimento.

O carnaval passou. Agora estamos na quaresma. Parece um contraste. Como a vida, aliás. Viver não deixa de ser um desviver. Tudo tem seu prazo de validade.

E os contrários? Esses se conjungem. Dia e noite, bem e mal. Nenhuma criatura atinge o absoluto.

Há mais de um século, Carlos Pierce escrevia um artigo intitulado “Howto make ourideas clear”: Como tornar nossas ideias mais claras.

(P.S. publicada com atraso por problemas técnicos)

Antônio Oliveira MG
Enviado por Antônio Oliveira MG em 01/06/2023
Reeditado em 02/06/2023
Código do texto: T7803227
Classificação de conteúdo: seguro