Apressado come cru

DIZEM que vivemos uma era moderna. Depende do que se entende por moderno. Na verdade, vivemos uma época de aviltamento dos valores que não é caracterizada apenas pela promiscuidade, mas também pela pressa. As pessoas estão viciadas na pressa. A pressa que aniquila o verso. A pressa que interrompe a vida na sua plenitude. Diziam os mais velhos: @Nem tanto só mar, nem tanto a terra”. Certo. Mas no Eclesiastes 3, versículos 1e 2, essa verdade é ainda mais clara:”Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu, há tempo de nascer e tempo de morrer, tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou@.

Acho que é preciso calma , tranquilidade e nunca aderir a essa onda da pressa e da moda. A pressa leva ao estresse e à depressão. Martinho da Vila num samba arretado sugeriu: “É devagar, é devagar, devagarinho/ Devagarinho é que a gente chega lá./ Se você não acredita pode tropeçar”.

Lembro ainda Zeca Pagodinho: “Deixa a vida nos levar/ Vida leva eu…”. Que fique claro que o apressado come cru. Vida que segue, sem pressa. William Porto. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 01/06/2023
Código do texto: T7802800
Classificação de conteúdo: seguro