Torres de Babel

Conta-nos a Bíblia, no livro de Gênesis, capítulo 11, a história da tentativa da construção de um zigurate (monumento comum à época babilônica), tão alto "que chegasse ao céu", que ficou conhecido como Torre de Babel. A moral da história é que Deus castigou o homem pela sua soberba.

Hoje, presenciamos cidades disputando qual constrói o edifício mais alto do país, do mundo. Prédios que são construídos, não por necessidade, por falta de espaço, mas, simplesmente para vanglória de se dizer que se tem o prédio mais alto do mundo. Balneário Camboriú tem alguns dos prédios mais altos do país; é um dos templos da ostentação nacional modernos. Igrejas, para mostrar grandeza e poder, constroem verdadeiros palácios de mármore. São símbolos de ostentação.

À época da Ditadura Militar no país, foram construídos dezenas de estádios gigantescos, sem a menor utilidade, que não mostrar a "grandiosidade" do país sob o regime militar. Transformaram-se em "elefantes brancos", muitos abandonados ou subutilizados.

Torres de Babel espalhadas em todo o mundo; templos da soberba humana.

Joaquim Lutero
Enviado por Joaquim Lutero em 01/06/2023
Código do texto: T7802719
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.