Quem é o pai de Frankenstein?

Você sabe o que é caviar? Ou, já viu o Papai Noel? Ovos de Coelhinho da Páscoa, existem? Tem mesmo um pote de ouro no fim do arco-íris? Pois é, nesta lista só o caviar é real. Mas como diz o poeta, nunca vi nem comi eu só ouço falar.

No mais, são criações do homem com a intenção de promover a ressureição (renascimento de sentimentos –páscoa-), ou ajudar quem precise com “presentes” (doações – natal-) ou ainda, é uma “força” para que as pessoas acreditem em seus sonhos (pote de ouro).

Na pratica são idealizações para nutrir a esperança de uma sociedade melhor, pautada em boas ações. E pasmem, deu certo. Séculos depois da presumível extinção natural do homem de Neandertal. Um exemplar daquela linhagem é visto pelo mundo. Não se sabe como, mas aconteceu, Frankenstein tá por ai. Alguém (coisa ruim?), pegou um tantinho do Papai Noel (para ajudar os pobres), outro tiquinho do coelhinho da Páscoa (para renascer a solidariedade), mexeu bem, com bastante fogo (daí a presunção de ser coisa do coisa ruim), espremeu e saiu um pote de ouro. Aquilo que Walt Disney fantasiou, Sir Molusco do Imbróglio, concretizou. E criou na imaginação das pessoas de Neverland (um país vizinho ao Paraguai), um ser humano capaz de ajudar as pessoas, “por que ele tem um bom coração” é um bom velhinho.

E a coisa tá funcionando muito bem. Países vizinhos estão em festas. Recebem grana de Sir Imbróglio para gasoduto, Portos, Metrôs, o velho continente então, leva de tudo, sapo, árvore, chocolate, motor de ouro, é uma festança com a grana dos cidadãos daquele lugar (afinal alguém precisa trabalhar), que chega a dar dó. Não apenas dos sem grana, estes ainda vivem com a solidariedade de quem tem amor pelo ser humano. Entretanto, pior é a situação dos sem massa encefálica, que não percebem que estão no colo do João pé de mesa. Pois, quando se derem conta, a porca já torceu o rabo. Quer dizer, já foram arrombados e nunca mais andarão como antes. Nem Pitangui resolveria o caso.

Porém, com um pequeno esforço dá para reverter a situação. Bastaria que às pessoas se interessassem em saber como seu político votou, a favor ou não do fura teto. Caso ele tenha votado a favor é uma perna que ajuda Frankenstein a andar.

Contudo senhoras e senhores, precisamos esquecermos o futebol, a novela, deixar de lado o jornal burracional e outras miragens. E dar atenção a nosso país. Neverland não existe. Frankenstein? Nós votamos para acontecer, mas não precisamos reeleger sua existência. O homem de Neandertal não é real, foi extinguindo há muito tempo, não passa de pó e deve voltar ao pó.

O escritor do lago

Nascendo um mundo melhor

Paulo Cesar Santos
Enviado por Paulo Cesar Santos em 30/05/2023
Código do texto: T7801123
Classificação de conteúdo: seguro