Entre o espinafre e a criptonita

Acho que se o amor fosse um vegetal ele seria igualzinho ao espinafre do Popeye que tanta força e coragem trazem instantaneamente ao personagem das histórias em quadrinhos. Aliás, li que esse espinafre da ficção engloba uma história real vivida pelo cartunista que o criou e também li que haveria eficácia científica comprovada para melhorar a saúde, mas o que falo aqui é do espinafre metaforicamente falando, o gás, o impulso que nos faz prosseguir a despeito das adversidades.

Tem pessoas que servem como “espinafre” em nossas vidas quando se aproximam com sua delicadeza e interesse sem segundas intenções. Essas são as que desejam um intercâmbio e não usurpação daquilo que possuímos muito embora não sejam perfeitas e por vezes até possam nos magoar, afinal, somos humanos sujeitos a falhas. Seria até mesmo entediante viver em um ambiente rosado, cem por cento asséptico com ares do País das Maravilhas, ou seja, irreal. O ideal seria seguir o conceito oriental de yin e yang onde existe um equilíbrio, forças opostas complementares.

Em contrapartida, há pessoas que funcionam como a criptonita do Super-homem (que retira toda a força descomunal do personagem da DC Comics) seguramente uma pequena dose de tais companhias já é muito prejudicial. As pessoas-criptonita rodeiam-nos com falsos ares de simpatia para prospectar nossas vidas até darem o bote final que pode ser de natureza psíquica, financeira e quem sabe até espiritual, ou seja, qualquer vantagem que possam obter de nós. O criptonita também nos inveja, é corrosivo e acredita ter mais merecimento do que nós para galgar degraus na vida ignorando o quanto lutamos para conquistar nossa posição.

Precisamos aprender a diferenciar essas duas espécies de sujeito a fim de nos proteger, mas sempre vale refletir se nos esforçamos para ser sempre o espinafre na vida das pessoas, nunca a pedra verde (criptonita) que aniquila toda a energia do super-herói das tirinhas e filmes. Lembro ainda que muitas vezes a omissão é igual ou pior do que agir como criptonita, já que a pessoa teria condições de aliviar o sofrimento do outro, mas opta por cruzar os braços e fazer ouvidos de mercador. Anseio por conhecer e interagir cada vez mais com amigos encorajadores (espinafres), mesmo sabendo que representam uma minoria, porque acredito num antídoto contra a indiferença e o egoísmo que vem a ser justamente a empatia e o amor no sentido amplo. Popeye que o diga, um personagem fisicamente frágil que, ao consumir sua latinha de espinafre, é capaz de defender sua amada Olivia e restabelecer a ordem e a justiça.