O QUE SE ESPERA?
Francisco de Paula Melo Aguiar
De pais que ensinam o filho levar vantagem em tudo?
Sim! Ensinam diariamente a comprar tudo fiado, assume o compromisso de pagar e não paga.
Aluga uma casa e só paga o primeiro mês de aluguel.
A fatura do consumo de energia elétrica, água e Internet, também não paga, e se tiver a água e ou a energia elétrica, em ambos os casos, faz gatos e pronto.
Se compra qualquer objeto do tipo geladeira. TV, etc, usando cartão de crédito emprestado de algum parente, a história se complica.
E contra os costumes desse tipo de país, em sua maioria, são gente que andam no tapete de Aladim, nada recomendável socialmente falando.
Todos os prestanistas que vendem produtos pessoais e domésticos que passam vendendo de casa em casa, de rua em rua no bairro, que passarem na porta desse tipo de gente, ele visga sem anzol, compra tudo e só dá a entrada, o resto ficará na conta de São Raimundo, esqueça dele e do mundo.
E quanto a casa alugada, depois de três meses, no máximo, desocupa a casa, quebra o contrato de locação e não paga a multa, bem como, não paga os meses de aluguel vencidos.
À luz do dia subtrai às lâmpadas que encontrou na casa e vai embora para lugar incerto e não sabido, as caladas da noite, deixando o imóvel com as portas abertas e ou fechadas, sujo com lixo doméstico e sem torneiras. Não escapa a tampa do vaso sanitário.
Não entrega a chave ao locador e se entregar bota defeito na casa e diz que arranjou uma casa melhor e mais barata com sua asfaltada, etc.
Se matricula o filho em um colégio particular, só paga a matrícula e o resto ano fica dizendo que o filho não passará por vergonha que pagará tudo com o décimo terceiro salário e ou com as férias, enquanto eles estão desempregados e dando golpe no comércio.
E se dar ordem na cantina da escola para vender o lanche do filho fiado, para ser pago por semana, paga apenas as duas e ou três semanas, o filho come tudo que tem na cantina e jamais os pais vem acertar a divida. Mal educado que parece papel de enrolar prego. Não tem os livros e o material escolar exigido pelo colégio.
E não é diferente com o motorista do transporte que trás o filho deles todos os dias ao colégio e vice-versa. E quando é cobrado quer brigar, bota defeito no serviço e troca por outro carro, jogando lama podre no anterior, também não paga e o drama continua até o fim do ano letivo.
Em dias de provas e avaliações o filho deles adoece de mentira para não comparecer e fazer as atividades. E se leva atividades para casa não faz e os pais ainda vem ao colégio dizer que o filho nunca tem deveres de casa.
E se não bastasse antes do final do calendário letivo, este tipo de pais já estão pedindo uma declaração do colégio e indo conhecer todos colégios da cidade, a procura da próxima vítima para matricular o filho para o ano seguinte e botando todos defeitos do mundo nos colégios onde o filho já estudou e que todos foram enganados por tais pais.
Então, o que se espera desse tipo de filho, diante do exemplo dos pais, se quem educa é a família, enquanto lar e a escola apenas informa e ou repassa os conhecimentos científicos consolidados, apesar de que tudo no ser humano é um problema de construção individual?
O que se espera?
Nem Freud explica.