VELHO LOBO.

    Estou trabalhando em uma nova empresa, é uma terceirizada prestando serviços dentro da companhia Brasileira de Alumínio, onde dediquei quinze anos da minha vida. Seis anos se passaram desde que eu saí dessa metalúrgica, ou melhor, fui desligado. Seis longos e sofridos anos e aqui estou novamente, não exatamente da maneira que eu queria estar, porém, este velho lobo retornou ao chão de fábrica. Naquele tempo primeiro de empresa eu era um jovem leão, rapaz novo, cheio de disposição, agora, não passo de um velho lobo no meio de feras selvagens. Não vou me abater por isso, e nem com o tamanho do desafio a minha frente, pelo contrário, é um novo momento de vivência e aprendizado na vida deste velho lobo.

    Quando eu trabalhava na antiga empresa, ficava observando o pessoal das empreiteiras, aquela correria enlouquecida dos funcionários durante o trabalho, na hora do almoço, não havia muitas regras e nem tantos cuidados com a segurança. O lema deles era terminar o quanto antes a obra e partir para outra, acidentes graves eram frequentes entre as empreiteiras. Quando que eu imaginaria estar entre eles, no entanto, vale ressaltar que hoje a realidade é bem diferente, adeus correria. A segurança está em primeiríssimo lugar, não importa se a obra vai atrasar, a prioridade é acidente zero, lutamos pela excelência na segurança a cada segundo, isso é maravilhoso para todos nós, deixa uma sensação ótima, muitíssimo diferente do que eu via lá trás.

    Eu costumo ficar lá no canteiro da empreiteira, não há muitas pessoas em nosso quartel general, apenas o pessoal do escritório e alguns funcionários: Engenheiros, técnicos de segurança, RH, almoxarifado, os demais companheiros estão deslocados nas frentes de obras. Eu estou substituindo o funcionário responsável pela limpeza no setor, eu não o conheço ainda, quando comecei "seu Antônio", como costumam chamá-lo, tinha saído de férias, até ele voltar exercerei a sua função. É uma rotina muito tranquila, por enquanto, limpeza de banheiros, refeitório, vestiário, ajudar no carregamento e descarregamento de matérias, enfim, se for mesmo pegar pra valer, antes das dez da manhã eu termino tudo. Tenho que valorizar o tempo dentro do que tenho a fazer, porém, na maioria das vezes, no restante do turno fico procurando o que fazer, varrendo aqui, ali, ajudando algum companheiro que vem buscar alguma coisa no canteiro, enfim, tudo tranquilo por enquanto.

    Ainda estou um pouco inseguro nesse novo emprego. Permitam uma breve explicação. Quem acompanha as minhas crônicas sabe que eu tenho uma cirurgia na coluna, artrodese lombar, oriunda de um degeneração. Há nove anos passei pelas habilidosas mãos de um excelente médico, digo isso pelo belíssimo trabalho que ele fez. Uma prova incontestável é o fato de eu estar entre jovens leões, lutando e competindo de igual com eles... Fácil não é, se vou conseguir não sei, fato é, que desistir não está em pauta, este velho lobo vai lutar até a última gota de energia.

   Tenho outras questões importantíssimas a resolver no âmbito profissional e pessoal, decisões difíceis a tomar, enfim, tenho que dar o próximo passo na minha vida, para que rumo não sei. Por enquanto vou aproveitar o momento, vivê-lo intensamente enquanto este durar. Talvez amanhã eu não esteja mais nessa empresa, por isso devo pensar com cuidado no que vou fazer futuramente, não deixando, é claro, de aproveitar o quanto puder esses instantes gloriosos, porque o amanhã, esse, a Deus pertence. 

Tiago Macedo Pena
Enviado por Tiago Macedo Pena em 28/05/2023
Código do texto: T7799161
Classificação de conteúdo: seguro