CRÔNICA – o Brasil pelo avesso – 25.05.2023 (PRL)
CRÔNICA – o Brasil pelo avesso – 25.05.2023 (PRL)
Dalguns dias para cá, confesso que fiquei completamente desacreditando de muitas coisas estranhas que rolam neste país. Primeiro, foi saber das enroladas em que estão metidos atletas e dirigentes de futebol das agremiações brasileiras envolvidos em esquemas de roubalheiras, das diversas formas, seja para alterações de resultados das partidas, seja para comprar árbitros de futebol, mando de campo, abrir resultados para colocar outra agremiação à frente de outras etc.
Depois, veio a reabertura do processo que o ex-presidente Collor responde no STF, que estava engavetado há alguns anos, por pedido de vistas de um dos componentes da Casa, o Exmo. Sr. Dr. Gilmar Mendes, que a meu ver é um dos melhores juízes da Corte Suprema, mas que demorou em demasia com isso na gaveta.
Seguindo-se a isso, pasmem, tivemos a suspensão dos efeitos da posse de um petista, o ex-senador, governador Jorge Viana (PT-AC), num alto cargo da república, o de Presidente da APEX, por onde passam todas as exportações de produtos brasileiros, cargo que envolve bilhões de reais nas transações comerciais do Brasil com o resto do mundo. É que para comandar esse órgão necessário se faz o domínio da língua inglesa, porquanto a pasta lida com toda a qualidade de gente ao redor do planeta, e o idioma usado geralmente é o Inglês; pois é, em face de ele próprio haver alterado o estatuto da empresa, a fim de possibilitar a sua aprovação, a medida correta foi anular a sua nomeação. Para surpresa geral, no outro dia, o TRF1, mostrando que tem força, derrubou a liminar que havia cancelado sua nomeação. Quer dizer, esse Tribunal tem maior poder do que a própria lei que rege a matéria.
Não ficou só por aí, pois o governador do Pará, Helder Zahluth Barbalho (MDB-PA), que é filho do grande senador Jáder Barbalho (MDB-PA), segundo notícias, nomeou a sua digníssima esposa, Dra. Daniella Lima Barbalho, para exercer funções vitalícias no Tribunal de Contas do Estado, numa espécie da falta de moralidade administrativa, e até mesmo desvio de finalidade, já que os atos combatidos tiveram por objetivo apenas agradar aos interesses pessoais dos agentes públicos envolvidos, medida que foi derrubada por uma juíza local, mas que no dia seguinte foi revalidada. “O desembargador Mairton Marques Carneiro, do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), suspendeu nesta quarta-feira (24) a decisão que anulava a nomeação de Daniela Barbalho, esposa do governador do estado, Helder Barbalho (MDB), para o cargo vitalício de conselheira no Tribunal de Contas do Estado (TCE). A decisão liminar cabia recurso. No mesmo dia, o TCE aprovou, por unanimidade, as contas do governo em 2022”.
E agora, por último, o deputado André Fernandes (PL-CE), que fui um dos que mais lutaram para a efetivação da CPMI do 08 de janeiro, vai ser autuado como depoente na própria CPMI de que participa, porquanto teve participação efetiva no infeliz movimento do dia 08 de janeiro, embora não se tenha prova de que depredou algum bem público...uma desgraça.
Além do mais, o lado do governo detém a maioria da composição dessa CPMI, que deve estraçalhar os contrários, bagunçando tudo, de sorte que não teremos resultados satisfatórios. O que a situação vai continuar perseguindo é dizer que os manifestantes, pessoas pobres e sem recursos financeiros, queriam dar um golpe, isso sem o apoio de nenhuma organização policial ou das forças armadas. Seria como um golpe invisível, praticado por uma plêiade de famintos, pais, crianças, muitos desempregados e sem saber o que fazer, principalmente sem chefe.
E agora no final da noite, a treta, pois a Marina Silva vem de perder muito de seus poderes, tudo indicando que se afastará da roda do poder e se apresentará na Câmara Federal, de vez que foi eleita deputada pelo Estado de São Paulo.
A minha opinião é que não vão dar em nada, porquanto serão abafados todos os pontos que a oposição apresentar, e teremos de saborear mais pizzas dos piores gostos possíveis.
Meu abraço
SilvaGusmão