Verdade x Mentira

VIVEMOS numa época que a verdade virou um valor relativo porque com o advento das redes e a vulgarização da mídia, proliferam vários tipos de “verdade”, exceto a verdadeira. Luís Fernando Veríssimo com sua verve disse: “As vezes a única coisa verdadeira num jornal é a data”. Vale para a maioria das publicações.

Por outro lado, como quase todo mundo possui uma maquininha, muita gente está criando “verdades”. Lembro Millôr Fernandes: “As pessoas que falam muito, mentem sempre porque acabam esgotando seu estoque de verdades@.

Acho, sinceramente, que é impossível conter ou até reduzir a escalada de mentiras na imprensa e nas redes. Mentiras de todos os tipos, inclusive as disfarçadas em dados científicos. Disraeli dizia que havia três tipos de mentiras: mentiras, mentiras deslavadas e estatísticas. Sim, “estatísticas” usadas pela mídia para alienar e vender produtos.

A verdade verdadeira precisa ser defendida e preservada. Sem isso vamos todos em marcha batida tomar o caminho da perdição. Em outras palavras: vamos nos render aí império da mentira que é o totalitarismo. Lembrem-se do que disse Hitler:As grandes massas cairão mais facilmente numa grande mentira do que numa mentirinha”.

Só a verdade verdadeira liberta. Mas ela está sendo massacrada pela mentira. Rezemos pela verdade. Rezemos e lutemos. William Porto. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 25/05/2023
Código do texto: T7796956
Classificação de conteúdo: seguro