O HUMANO, A APRENDIZAGEM E O SISTEMA AO QUAL ESTÁ LIGADO

maio 24, 2023

O HUMANO, A APRENDIZAGEM E O SISTEMA AO QUAL ESTÁ LIGADO

A vida humana, se não fosse cômica, seria trágica. Isto porque o ser humano mesmo se afirmando inteligente, vive a cometer tanto absurdo que chega a doer em quem possui uma consciência maior do que a maioria destes.

Desde cedo, ao nascer, começa a receber ensinamentos dos país. Tudo bem que sabemos existir pais que não sabem nem de suas próprias vidas, quanto mais para passarem ensinamentos a seus filhos. Vida que segue...

Entretanto, parece que o humano nasceu para transgredir, porque na maioria das vezes não grava o que lhe foi ensinado. Tampouco se interessa em aprender com afinco e/ou seriedade, por isso esse montante de encrencas que vive gerando. Para si e para os demais.

O humano é relapso por natureza. E a sociedade incumbiu-se da criação das leis, normas, regras, regulamentos, para norteá-lo para um rumo perfeito. Ou quase, digamos. Mas ele faz questão de fugir a tudo o que lhe poderia beneficiar, escolhendo o mal caminho.

Regra geral, não se deve sentir pena daquele que caiu em desgraça. Não que vá se desejar o mal de alguém. Mas se a pessoa recebe ensinamentos e não os segue, tem mesmo que alcançar esse destino ruim. E há deles que sequer se arrependem das ruindades que perpetram.

As cadeias, prisões e penitenciárias estão abarrotadas. Muitos dos que estão ali cometeram o primeiro crime, pagaram por este, mas algum tempo depois tornam a cometê-los. Parece até que gostam disso. E só pode ser pura ignorância e desconhecimento nas coisas boas da vida. Mais vale um duro em liberdade do que um cheio de grana atrás das grades. Coisa simples de entender.

Já era tempo do humano entender quase todas as coisas que lhe rodeiam. Mas isso não acontece. E por certo nem Freud conseguiu explicar isso. Lamentável.

Como pode um humano dizer que é inteligente mas vive na maioria das vezes sem noção de nada. Seria bom que conseguissem, pelo menos, visualizar as asneiras alheias, tomando pé de que sejam as suas próprias. Daí que não incorreriam nelas, tendo uma vida menos enrolada, sofrida e infeliz.

Pra encerrar é necessário ressaltar um fato. As modernidades alcançadas pela humanidade, com ferramental, equipamentos práticos e tudo o que está à disposição de todos nesse nosso cotidiano, é o bastante para resolver quase tudo a que nos propusermos fazer. Antes não era assim. Mas para isso, é necessário avanço cultural, profissional e social, para que se possa ficar dentro desse sistema moderno ao qual fazemos parte.

Terceiro Milenio
Enviado por Terceiro Milenio em 24/05/2023
Código do texto: T7796421
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.