FUTEBOL

Quarta-feira, 24 de Maio de 2023.

Há certos temas que nem é bom abordar. Neste espaço pouco se dissertou, disserta e dissertará sobre o futebol. E este autor, quando moço, até jogou muita bola. Em quantidade e também em qualidade, Apenas não se interessou em seguir nesse ramo. Isso aconteceu pelos anos setenta, quando era rapaz.

E de lá para cá, desinteressou-se por completo disso, seguindo sua vida dentro de outras esferas. E nem se arrepende por isso, mesmo sabendo em que o futebol se transformou. Tudo mudou de lá para cá. E mesmo que o dito profissionalismo tenha assumido, o que se vê são jogadores problemáticos, violentos, desonestos e vai por aí...

Também o comando do futebol brasileiro, seguiu o âmbito político. Está cheio de pessoas perigosíssimas. Mas mesmo assim, esse ramo envolve milhões. De dólares e de reais. Surpreendentemente.

Espanta ver populações darem atenção para uma esfera, que hoje nem é mais de couro, como era antes. E criaram-se circunstâncias muito diferente de então. Os jogadores parecem modelos em desfiles de moda. Os uniformes são coloridos ao extremo, usam chuteiras de cores berrantes, bem como seus cabelos em cortes variados e espalhafatosos. Sem contar os excessos de tatuagens que possuem. Enfim, transformaram o verdadeiro futebol em algo muito diferente de sua essência. Talvez digam: agora faz parte!

Outro espanto é ver e saber o quanto ganham alguns desses atletas. Grande parte deles de baixíssima educação escolar, mal sabendo assinar o próprio nome. No entanto, pela graça da imprensa e das redes sociais, a internet, foram transformados em ídolos e heróis. E se pode muito bem observar seus níveis culturais quando abrem a boca numa entrevista qualquer.

Mas o surpreendente é o seguinte: qualquer pessoa que buscar avanço na vida através do estudo, numa faculdade, ou em outras profissões, jamais conseguirá atingir os montantes financeiros que um jogador de futebol alcança. Só consultando os pares de Freud pra buscar entender tais coisas.

Isso é a vida. Cheia de paradoxos, surpresas, decepções. Também de confusões. Então, chega ao conhecimento de todos os vexames e escândalos promovidos e produzidos pelos torcedores espanhóis nos estádios de lá. Enveredaram pelo racismo e altos preconceitos contra atletas pretos. Aplicam apelidos dos mais variados sobre eles, buscando subestimá-los e desprezá-los. Uma coisa infame.

A FIFA deve tomar providências pesadas contra a Espanha. Talvez do mesmo jeito que puniu a Rússia anos atrás. É o mínimo que deve ser feito.

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 24/05/2023
Reeditado em 24/05/2023
Código do texto: T7795944
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.