FAÇA SEU LIVRO !

FAÇA SEU LIVRO !

"BONECA - projeto gráfico de jornal, 

revista, livro (...) de mais de 2 páginas 

destinado a ser impresso"... (etc) 

(ref. Dicionário MICHAELIS, pag. 345, 

edit. MELHORAMENTOS, SP, 1998) 

Na manhã de sábado, 21/maio, entrei numa loja de conserto de celulares (com máquina de Xerox) apenas para copiar o "esboço" -- antigamente "croquis" e, hoje, LAYOUT (lê-se "lei-áut") -- de me livreto de CORDEL de poucas páginas, que pretendo doar como BRINDE para os confrades e confreiras da ALANIN - Academia de Letras de Ananindeua, assim que me tornar IMORTAL. Não se trata de uma CÓPIA do futuro livreto (de 60 ou 80 pags) de Cordel que pretendo editar algum dia. Aliás, evitei repetir no minilivro as obras que farão parte do lançamento oficial, embora ambos mantenham o mesmo título. Ao copiar, "xerocar" melhor dizendo, o original, o rapaz da loja me perguntou curioso do que se tratava os estranhos quadrinhos "amontoados", 24 deles para ser exato. Respondi que formavam o projeto de meu futuro livreto, a BASE, a famosa "BONECA" dos anos 60/70 em modestas "typographias", nos mimeógrafos da época e em editoras do Passado. Achou que eu estava brincando, fazendo PIADA... não acreditou na explicação !

Os dicionários atuais têm 2 ou 3 definições para... BONECA, já o "Michaelis" traz 15, sendo a da epígrafe acima a de número 12. Sim, caro leitor, sem a "BONECA" ficava difícil se fazer um livro, de qualquer tamanho maior do que 4 ou 8 páginas, simplesmente porque a que "FAZ PAR" com a página 2 é a PENÚLTIMA do livro... portanto, elas são impressas NA MESMA FOLHA A4 que, dobrada ao meio, virará pag. 2 e... um número ímpar qualquer. "ÍMPAR" ?! Como assim ? Eis um dos mistérios da impressão... mas isso é o de menos ! 

Você, jovem "ZENNIAL ou MILLENIAL" já sabe que o PC atual(via Word) faz o livro inteiro, da capa ao final, numera cada página, titula-a, põe enfeites, etc. Logo, estes "palpites" são apenas para quem NÃO TEM PC em casa e não quer pagar "uma fortuna" para uma lanhouse qualquer "MONTAR" (diagramar) a base do seu futuro livro: Vamos a ele:

1) tenha em mãos todo o texto já digitado e impresso em páginas separadas (nada no verso delas) pois estes textos serão RECORTADOS e colados na página-base, sejam elas quantas forem. Na "boneca" se prevê os espaços para IMAGENS (fotos, ilustrações, "rabiscos") e o texto na "página-MATRIZ" é colado AO REDOR dessas imagens, em algumas poucas páginas, afinal você não está editando um "gibi", uma HQ, história em quadrinhos. Não é tão simples: é preciso MEDIR (com régua) o espaço que sobrou, ao lado de cada imagem. Se digita cada texto COM O TAMANHO MEDIDO, entendeu ?!

2) detalhes importantes: fotos de pessoas (ou animais) "OLHAM" para o centro do livro, o "miolo". Por isso as da direita são "viradas" para a esquerda. Na "xerox", a máquina INVERTE a posição da imagem original, a na Matriz... assim, se você pôr ilustrações (em páginas contíguas, 4 e 5, por exemplo) no mesmo canto, "unidas" no esboço, elas sairão na cópia SEPARADAS, 1 em cada canto da página, na impressão final. Se fizer o contrário (1 em cada canto do esboço ou da matriz), elas saem impressas uma ATRÁS da outra. O melhor a fazer é distanciar bem as imagens, é o que fazem nos livros as Editoras. 

Isso é o bastante para iniciar... use a folha A4 "na horizontal" ("deitada") para fazer a "boneca" e a MATRIZ do futuro livro, do contos ou de memórias, PROSA no caso. Se fôr de POESIA, a folha A4 "em pé" (na "vertical") economiza papel, dobrada duas vezes, com o livreto final no estilo CORDEL, pequeno e estreito. É um exercício DE PACIÊNCIA e exige atenção extrema, mas ter em mãos um livro FEITO POR VOCÊ não tem preço, mesmo sendo rudimentar, um "brinquedo".

Procure lanhouses que dêem desconto para quantidade de cópias, use somente folha A4 para a diagramação da MATRIZ, sem jamais usar a parte de trás para colagens, o reverso da página. ISOLE o fundo de fotos com pessoas, deixando só o rosto e o busto e EVITE imagens quadradas, retangulares. Se não puder RECORTAR a foto, faça uma cópia ou uma "MÁSCARA", ocultando com folha branca o fundo da foto original. Ponha a foto contra a luz e "rabisque" na folha branca (que cobre a foto) os contornos do rosto e tronco da pessoa. Pronto, eis aí a "MÁSCARA" ! Agora, mãos à obra... seja seu próprio EDITOR ! Com o tempo estarás produzindo livros de amigos e vizinhos ou até REVISTAS, o que é muito mais fácil !    

"NATO" AZEVEDO (em 21/maio de 2023, 20hs)