OSCAR NIEMAYER

OSCAR NIEMAYER

Mário Osny Rosa

Hoje completa cem anos o grande arquiteto brasileiro Oscar Niemayer o mais controvertido de todos os tempos. Tudo isso por sua fama na maneira de criar a sua arquitetura olhando tudo em torno de si mesmo. Mesmo antes de concorrer com seu ousado projeto para o estádio do Maracanã ele tinha rompido com o tradicionalismo arquitetônico ao projetar e ver realizado o projeto da Pampulha, naquele momento dava um passo importante na sua vida de arquiteto. Quando em mil novecentos e cinqüenta participa de um concurso para projetar um estádio local que seria a sede principal da primeira copa do mundo no Brasil. Lá estava o jovem Oscar a concorrer com um ousado projeto até então nunca visto em estádio de futebol, tinha a visão de um órgão de uma grande catedral. Seria na sua mente isso quando da elaboração do projeto arquitetônico? No fundo de uma concha acústica tudo para sair daqueles modelos de estádio que já conhecia no mundo naquele momento, logo por ser muito ousado ele perdeu o concurso por outro projeto que tinha em seu estilo a arquitetura já conhecida de estádios de futebol. E assim foi sua ousadia de projetar Brasília em cima de uma planta baixa na figura de um avião, por que teria essa idéia que o Brasil necessitava levantar vôo de sua letargia de uma imobilidade desde seu Hino Nacional “deitado eternamente em berço esplendido”. E que cinqüenta anos após ainda continua inerte e num espaço reduzido como Capital Federal. Hoje na data que comemora 100 anos do seu nascimento Oscar Niemayer é a maior figura da arquitetura mundial, junto com o criador com concreto armado que é brasileiro Emílio Henrique Baumgart ou (Emil Heinrich Baumgart) nascido na cidade de Blumenau.

São José/SC, 15 de dezembro de 2.007.

morja@intergate.com.br

www.poetasadvogados.com.br

Asor
Enviado por Asor em 15/12/2007
Código do texto: T779476