C h i n a

SEMPRE gostei de história e geografia, mas nunca fui um aluno aplicado. Infelizmente. Mesmo assim, o que aprendi na escola e depois na leitura de livros, me serve para o gasto nas minhas divagações sobre o assunto.

Ainda hoje gosto de ler sobre a história, tradições, usos e costumes e potencialidades dos países. Um deles, talvez o que mais me fascine, é a China. Desnecessário falar sobre a resistência e sabedoria dos chineses. Da sua paciência e educação. Chinês mal-educado é exceção.

Só para exemplificar a minha opinião sobre a importância da China. A bermuda que visto, a camisa, as sandálias que calço, a caneta que escrevo, o celular, o boné da cabeça e outros objetos são todos má-fé in China.

Um fato sempre chamou a minha atenção: a China é um país que nunca agrediu e nem invadiu outro país. Diferente de outras nações poderosas, ela nunca fez guerra de conquista. Pelo contrário, sempre foi partidária da paz universal. Continua sendo. Quem ainda consegue segurar uma hecatombe nuclear é a China.

Além disso é hoje a maior economia do mundo. É verdade que seu regime político restringe um pouco as liberdades, é um misto de socialismo e capitalismo. Mas está dândi certo. Sem a China o mundo para. É um país exemplar, noves fora a restrição a algumas liberdades políticas. Viva a China. William Porto. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 22/05/2023
Código do texto: T7794442
Classificação de conteúdo: seguro