Morre o escritor; nasce um crítico literário

Ao descobrir o Recanto das Letras, Adorildo Mathias viu uma oportunidade de mostrar ao mundo seu talento. Sua estreia foi o conto “Em uma noite de natal”. Contente e curioso, de hora em hora abria sua página para ver quantas pessoas tinham lido seu texto. Foi aí que descobriu que cada consulta sua (não como autor - mas identificado pelo seu IP e auxílio da plataforma Net Free Works) contava como uma nova leitura.

Descontente por ser ignorado, Mathias não deixou por menos. Por uma semana consecutiva abriu sua página 50 vezes ao dia, o que totalizou 350 ‘leituras’. O ego inflou. Iludia e se iludia. A visita real foi de Homero Luiz de Souza que postou o seguinte comentário: “Seu escrito é um plágio descarado de ‘Conto de Inverno’ de William Shakespeare. E Natal, comemoração cristã, se escreve assim, com a inicial maiúscula."

Mathias deletou seu conto e se retirou do site criando seu próprio blog: “Literatura em análise”. E tem comando sobre os comentários. Não escreveu mais ‘natal’ e agora sabe tudo de Shakespeare e de uma tal Clarice. - Essa 'eu' ainda estou lendo. Escrevia bem; as mulheres a adoram, mas 'eu' acho que era ‘mau’ amada... Sei lá...! Sobre o adultério (ou não) de Capitu alegou não ter lido jornais ultimamente. E foi percebido que não sabe definir ‘mal’ de ‘mau’, ‘mais’ de ‘mas’, ‘nós’ de ‘nos’ e repete ‘eu’ ‘eu, ‘eu’...

Em entrevista dada a ele mesmo, perguntou: - Seus escritores preferidos? Respondeu: - Paulo Coelho, Olavo de Carvalho e ‘eu’, Adorildo Mathias.

- Um sonho? - ‘Eu’... ser eleito para a ABL. Mais tarde, claro!

Agora perguntamos: será esse o perfil dos novos membros da nossa ABL? Críticos soberbos?