A história da riqueza das pessoas

Você certamente saberia dizer o que determina a riqueza de uma pessoa? Se dissermos que a riqueza de uma pessoa é determinada por aquilo que ela tem é correto. Hoje, podemos definir como sendo riqueza o acesso aos serviços básicos, como escola, trabalho, renda, moradia, saúde, etc. Uma pessoa rica é a pessoa que acumulou e acumula substancial riqueza em seu poder em relação à sociedade na qual vive. Isso é ruim? Quanto mais uma pessoa concentra riqueza pra si próprio, grande é o número daqueles que não possuem riqueza e nem tem e nem terão acesso aos serviços básicos necessários. Isso é muito ruim! Sem dúvida, a riqueza implica acordo social que faça valer o direito de propriedade, através de numerosos meios legais de proteção. Leo Huberman, em seu livro "A história da riqueza dos homens", tenta explicar em termos de desenvolvimento das instituições econômicas, porque certas doutrinas surgiram em determinado momento, como se originaram na própria estrutura da vida social e como se desenvolveram, modificaram e foram ultrapassadas, ao tentar mudar os padrões daquela estrutura inicial. Ou seja, certas doutrinas de cunho social pegaram carona no desenvolvimento de uma nova estrutura que estava surgindo lá atrás na Idade Média e no Feudalismo.

Benedito José Rodrigues
Enviado por Benedito José Rodrigues em 18/05/2023
Reeditado em 24/05/2023
Código do texto: T7791406
Classificação de conteúdo: seguro