OS BÚFALOS E AS TAMAREIRAS

Os Búfalos e as Tamareiras

(Vento Lusitano)

Entre os búfalos e as tamareiras existe algo interessante, apesar de um ser animal e a outra uma palmeira. Os búfalos têm como companheira a rapidez de reação, as tamareiras o tempo. Os búfalos agem com rapidez quando vem à tempestade, os búfalos a enfrentam. Eles encurtam o tempo da tempestade. Eles saem mais rápido da tempestade porque, ao caminhar de encontro a ela, dobra a velocidade. Se você não confrontar, você vai sofrer a tempestade por mais tempo. Obstáculos não bloqueiam o caminho, eles são o caminho. As vacas são lerdas, e quando vem à tempestade, tentam fugir, e correm na direção contrária. Mas elas são lerdas e a tempestade as alcança à medida que elas tentam fugir. As vacas tentam vencer a tempestade na corrida enquanto a tempestade passa por elas. E, por estarem tentando fugir, por estarem indo na mesma direção da tempestade, elas prolongam o sofrimento, a dor, a frustração de passar pela tempestade. Não podemos ver o desafio e correr na direção contrária daquilo que vai nos encontrar de qualquer forma. Tempestades vêm para passar, não para durar. Mas os búfalos são diferentes das vacas. Quando vem a tempestade, os búfalos a enfrentam.

Quanto às tamareiras seu companheiro é o tempo. Tem um ditado árabe que diz: “Quem planta tâmaras, não colhe tâmaras!". Isso porque, as tamareiras levavam de 80 a 100 anos para produzir os primeiros frutos, o ditado é antigo e sábio. Hoje em dia, com as técnicas de produções modernas, esse tempo é reduzido, mas o ditado é antigo e sábio. A tamareira é considerada a “Árvore da Vida e os muçulmanos consideram as tamareiras e seus frutos sagrados.”

Extraí-se daí, que os búfalos é “superação”. Razão que o verbo em inglês “to buffalo” significa “to outwit” (superar). Ele não deixa para depois o que deve ser resolvido na hora, age com rapidez. Ele não tem medo de enfrentar a obstáculo, a tempestade, pois sabe que passará logo. As tamareiras, por sua vez, não se preocupam com a rapidez, elas precisam de tempo para dar a sombra, os frutos. Sendo assim, quando plantamos uma tamareira não pensamos em nós mesmos, mais nos outros, pensamos que algum dia alguém usufruirá do nosso trabalho, isso é praticar o bem sem olhar a quem. A verdade é que tanto os búfalos quanto as tamareiras nos deixam uma lição. Que Deus nos conceda a inteligência necessária para discernir quando devemos na vida agir como a mesma rapidez dos búfalos nas tempestades, ou dar o tempo necessário das tamareiras para que alguém colha os frutos de nossa ação.

Vento Lusitano
Enviado por Vento Lusitano em 18/05/2023
Código do texto: T7791329
Classificação de conteúdo: seguro