CONVERSA COM O PRETO VELHO

Vô Ventura estava se sentido entre desanimado e chateado com a vida girando fora do eixo, ciscando como galinha-choca. Então, tomou a decisão:

 

— Farei uma visita ao Preto Velho, creio que só ele pode dar um jeito nessa moleza que sinto.

 

E lá se foi ao terreiro de umbanda com o firme propósito de tomar aconselhamento com o Velho. Vestiu uma roupa bonita, aprumou o rosto para não parecer muito cabisbaixo, chamou um carro de aplicativo e se mandou. Chegou no terreiro na hora certa e se postou na fila de entrada. Incrível como havia gente por lá!

 

Fez a inscrição para a consulta, se aconchegou na cadeira e esperou. Sabia que demoraria pelo tanto de gente no interior do terreiro. Além disso, o Preto Velho seria a terceira entidade a atender os presentes. Esperou pacientemente. Ele e uma quantidade enorme de pessoas enchiam o salão do santuário de umbanda.

 

Mais de duas horas depois o Preto Velho o chama e inicia-se um diálogo, em princípio sobre as desventuras do Vô Ventura, sobre as quais ele preferiu tomar consultoria especializada com aquela entidade.

 

E quais eram essas desventuras? Segundo o que Vô Ventura me contou, todas elas se relacionavam com seus impasses relacionais com a pessoa com a qual ele dividia os cobertores. Os dois se davam bem, eram bons amigos, mas tinham um descompasso com relação aos interesses mais cotidianos. E como é o cotidiano o que mais impacta nas relações humanas, aquele relacionamento específico corria sérios riscos.

 

— O que fazer, Preto Velho, para a companheira sorrir de novo?

 

Preto Velho fez algumas perguntas para se inteirar melhor dos problemas e sugeriu certa oração todos as noites, banho de ervas conforme a receita, também todas as noites, acompanhando a reza. Pediu uma oferenda a ser colocada em um altar no santuário, naquele momento mesmo.

 

A consulta ao Preto Velho durou uma hora e vinte minutos, o que deixou os presentes impacientes e assustados. Qual o tamanho do problema daquele senhor a exigir tanto tempo de consulta para se chegar a um acordo?

 

Perguntado ao final, o Vô Ventura respondeu, solenemente:

 

— Foi apenas uma conversa entre dois Pretos Velhos, meu amigo.

 

 

Paulo Cezar S Ventura
Enviado por Paulo Cezar S Ventura em 15/05/2023
Código do texto: T7788718
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.