E surge a figura dos avós

Eu já disse anteriormente, que a família é composta pelo casal, filhos, irmãos e os avós dos dois lados. E surge a figura dos avós! Para quem ainda os tem por perto. Os avós quando participativo e de uma boa convivência com o casal têm um papel importante e de destaque na criação dos netos. Com a licença e consentimento pleno dos pais. Os avós são pessoas importantes na vida dos filhos e agora dos netos. Não é o “quebra-galho”. Há avós que participam intensamente da vida de seus netos. Cuidam da alimentação. Cuidam da higiene e da saúde. Levam as crianças na creche ou na escola. Cuidam das crianças nos momentos em que os pais precisam. Enfim, é mais uma atenção redobrada. Uma proteção a mais. Contar histórias. Um passeio no parque. Um auxílio na educação em casa. Não é a toa que os avós se apegam demais aos netos. Se apegar aos netos não significa mandar e nem querer deixar os pais de lado. As crianças confiam nos avós pois são acolhidos e recebem carinho e proteção. Porém, tudo tem seu limite. Apesar da participação dos avós ser muito boa para os pequenos e para seus pais, alguns limites são necessários. Tal dedicação torna-se excessiva quando os avós começam a competir com os filhos e ás vezes com os outros avós. Este é o resultado de tamanha dedicação aos netos. Não que isso seja ruim. Se neste meio de convivência cada um entender seu real papel os limites na criação dos seus pequenos serão respeitados. Uma relação tranquila com os avós só irá ajudar na criação dos filhos. E o bebê já está crescendo. É hora da vacinação...

 

 

Benedito José Rodrigues
Enviado por Benedito José Rodrigues em 11/05/2023
Reeditado em 06/11/2023
Código do texto: T7785770
Classificação de conteúdo: seguro